Fato Real
Política

Volta das chuvas preocupa moradores e produtores da zona rural de Lafaiete

Estado das estradas rurais preocupa o vereador

As precipitações moderadas que atingiram Conselheiro Lafaiete no final de setembro foram suficientes para mostrar que a zona rural da cidade não está preparada para enfrentar o período chuvoso, que está próximo. A análise foi feita pelo vereador André Menezes (PR) ao fazer uso da “Palavra Franca” em recente sessão da Câmara Municipal. Ele disse ter recebido ligações em seu gabinete de pessoas que ficaram impedidas de sair de casa em consequência de três dias de chuva intermitente que caiu no final do mês passado: “Houve pessoas que não conseguiram sair de casa, meninos que não puderam ir à aula, produtores de leite que não tiveram como mandar seus produtos para os laticínios e trabalhadores da lavoura que também não entregaram legumes e verduras. Gostaria de deixar claro que nunca me esqueci de cobrar o roçamento, a colocação de escória e a manutenção das estradas da zona rural. Até passaram a máquina em alguns locais; mas, sem a colocação de escória, a estrada ficou pior, sem cascalho pra fazer a aderência”.

Estrada ficou em situação precária em Itaverava com chuvas no final de setembro

André Menezes comparou a situação das estradas de Lafaiete com as de cidades vizinhas, onde a trafegabilidade está muito melhor: “Ficamos preocupados porque a situação é diferente entre as estradas vicinais de Ouro Branco, Queluzito, Lafaiete, Itaverava. Se, em Queluzito e Ouro Branco, as estradas são bem cuidadas, parece que em Lafaiete e Itaverava não existe essa cultura de cuidar das estradas da zona rural. A gente sabe que existe uma população grande na zona rural que precisa de uma estrada boa para exercer o direito de ir e vir a qualquer momento. Produtores já estão desanimando de plantar; sei de um grande produtor de milho e batata que já resolveu abandonar a cultura”.

Palavra do prefeito

A exemplo do que faz em quase todos os programas institucionais de rádio do município, o prefeito Mário Marcus afirmou, na última quinta-feira 03/10, que a Administração Municipal não se descuida da manutenção das estradas rurais, particularmente no período das chuvas: “Somos criticados nas redes sociais por pessoas que falam, mas não conhecem o planejamento da prefeitura. Alguém publicou que o prefeito não mandou limpar os rios Ventura Luiz e Bananeiras, mas os setores de meio ambiente e limpeza e a secretaria de Obras farão todo o trabalho antes do período chuvoso. Estamos fazendo a manutenção das estradas rurais, inclusive, planejando o atendimento emergencial durante as chuvas. Já estivemos nas estradas de São Gonçalo, de São Vicente, da Água Limpa e das localidades de Rancho Novo, Vargas e Almeidas. Queremos contar com a colaboração dos moradores de todas essas regiões, para que tragam as demandas aos órgãos da Prefeitura e ao próprio gabinete do prefeito a fim de que o atendimento aconteça sem prejuízo nenhum, não só em relação ao escoamento da produção, quanto ao tráfego das vans escolares que levam e trazem alunos das escolas da região rural”.

A meteorologia prevê para os próximos dias chuvas significativas em Lafaiete e região. Para falar diretamente com o gabinete do prefeito, os moradores da área rural podem ligar para 3769-2698.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!