Fato Real
Política

Vereador cobra mais informação e fiscalização sobre a pandemia em Lafaiete

O descumprimento das normas por comerciantes e uma certa confusão sobre estabelecimentos que podem ou não continuar abertos estaria dificultando o enfrentamento ao novo coronavírus em Conselheiro Lafaiete. O alerta foi feito pelo vereador Geraldo Lafayette ao fazer uso da “Palavra Franca” durante sessão ordinária do Legislativo Municipal desta terça-feira (23/06). Ele disse que, no último fim de semana, recebeu incontáveis denúncias de bares abertos e festas sendo realizadas num desrespeito frontal às regras de isolamento social vigentes na cidade

Vereador cobra mais informação sobre a pandemia

Geraldo Lafayette atribuiu as irregularidades a dois fatores principais: falta de fiscalização por parte das autoridades e desinformação da população. “Acho que, quando se aplica uma lei, é preciso ter condições de fiscalizá-la. Se a cidade não oferece estas condições, fica muito complicado fazer com que a lei seja cumprida. Um proprietário reclama que determinada pessoa tem um comércio igual ao seu e está de portas abertas enquanto o dele está fechado. O que é que eu faço? O que devo responder a essas pessoas?”

Geraldo Lafayette acredita que esteja havendo uma falha na comunicação entre o Município e os vereadores. Ele disse que, nas circunstâncias atuais, o parlamentar é que tem de ir pessoalmente em busca de informações e tomar o máximo cuidado na escolha da fonte para não correr o risco de receber respostas pouco esclarecedoras. Ele cobrou um posicionamento mais firme do Comitê de Enfrentamento à Covid-19: “Ou se abre tudo de uma vez ou colocam a fiscalização pra funcionar. Fui outro dia a uma loja que vende enfeites para festas e o proprietário me disse que o estabelecimento estava autorizado a funcionar porque a razão social da empresa era do setor de comestíveis. Fica muito complicado. Por isso acho que a fiscalização precisa atuar de forma mais clara e nós precisamos ser melhor informados de como as coisas estão acontecendo pra poder responder às pessoas”, argumentou o vereador.

Praça do Cristo

Geraldo Lafayette reportou, ainda, que a praça do Cristo esteve lotada no fim de semana e quadras esportivas sob responsabilidade do Município estão abertas e frequentadas. O vereador levou o problema das quadras ao conhecimento dos administradores e foi informado de que os espaços teriam sido arrombados por vândalos. Geraldo Lafayette cobrou o reforço da vigilância pela Guarda Municipal e uma atuação policial mais enérgica para evitar incidentes como estes.

Abaixo trechos da fala do vereador na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!