Fato Real
Política

Tratores viabilizados por Glaycon Franco beneficiam pequenos produtores rurais

Tratores são alugados a preço justo, abaixo do valor do mercado para pequenos produtores rurais

Fiel à convicção de que a agricultura familiar é uma das molas propulsoras do crescimento econômico local e regional, o deputado estadual Glaycon Franco mantém estreitos canais de comunicação com os pequenos produtores. E foi ouvindo a classe que tomou conhecimento das dificuldades enfrentadas por eles para realizar o plantio, viabilizar a produção e escoar a safra.

Com objetivo de contribuir para solucionar esta demanda, o deputado contemplou o Município de Conselheiro Lafaiete com a aquisição, por meio de emenda parlamentar de sua autoria, de dois tratores agrícolas equipamentos imprescindíveis no cultivo da terra daqueles que não possuem equipamento próprio, nem dispõem de recursos para alugar um veículo ao preço de mercado. O aluguel do trator do Município é feito em condições francamente favoráveis ao pequeno produtor ou agricultor familiar.

Paulo Sérgio já está vendendo seus produtos no Mercado do Produtor

Pequeno agricultor estabelecido na zona rural de Conselheiro Lafaiete, Paulo Sérgio Ribeiro destacou a importância de poder alugar o trator a baixo custo para acelerar a produtividade da lavoura que cultiva com a ajuda da família: “Temos uma propriedade simples que nos gera pouca renda, mas tudo que é possível plantar a gente tem aqui. O problema todo era escoar os alimentos que a gente produz. Com a ajuda deste trator estou hoje no Mercado do Produtor comercializando nossos produtos. É batata, inhame, jiló, quiabo, alface, almeirão, couve; tudo semeado na terra e colhido pelas nossas mãos. Agora, contamos com a ajuda das máquinas, que tornam o nosso trabalho muito mais fácil e rápido. Se não for com a ajuda dos tratores, o pequeno produtor não consegue trabalhar”, afirmou.

O técnico agrícola da Prefeitura de Lafaiete, Ronan Robson, acompanha de perto a parceria com os produtores rurais

Paulo Sérgio reconheceu o empenho de Glaycon Franco. “Desde que ele é deputado sempre acompanhei o trabalho dele. Nós já vimos que às vezes só os grandes recebiam ajuda. Agora, não, os pequenos é que fomos ajudados. O Glaycon sempre esteve perto de nós, perto dos pequenos agricultores. E deu muito certo esta parceria com o município. Hoje o técnico agrícola da prefeitura Ronan também acompanha tudo de perto, tudo controladinho e certinho e o resultado é este, muito positivo.”

Como ser beneficiado

Salvador Ribeiro é pequeno agricultor em Pedra Branca, em Lafaiete

A fim de assegurar a lisura do empréstimo dos tratores requisitos precisam ser preenchidos. É preciso ser pequeno produtor ou agricultor familiar e solicitar a utilização por meio de protocolo encaminhado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Lafaiete. Preenchidas as exigências iniciais, um técnico agrícola do Município visitará a propriedade a fim de elaborar um relatório sobre a área a ser cultivada e a situação socioeconômica do produtor. Após o deferimento do pedido, o interessado emite a guia de pagamento na Secretaria Municipal de Fazenda e apresenta o documento na pasta de Desenvolvimento Econômico, o que o torna apto a agendar a prestação do serviço.

Somente em 2019, os dois tratores agrícolas viabilizados por Glaycon Franco atenderam à produtores de Amaro Ribeiro, Vargas, São Gonçalo, Bandeirinhas, Violeiros, Três Barras, Gagé e Almeidas, entre outros, com mais de 400 horas de serviços.

“Fico muito feliz em ajudar os pequenos produtores de Lafaiete. Este serviço oferecido pela prefeitura desenvolve e fortalece a nossa agricultura local, além de beneficiar inúmeras famílias que vivem da produção rural. Este maquinário veio para auxiliar o pequeno produtor rural no preparo básico de suas terras antes do plantio, otimizando o trabalho e aumentando a sua produtividade. Com nossa ajuda a vida destes valorosos trabalhadores fica um pouco mais fácil”, diz odeputado Glaycon Franco

O deputado destacou o trabalho do prefeito Mário Marcus que tem se empenhado para que o município possa receber os recursos que contribuem muito para o desenvolvimento do município. “Juntamente com o prefeito, vimos que era de extrema importância valorizar o homem do campo e por isso destinamos emenda para beneficiar a população rural”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!