Fato Real
Destaque Política

Secretário Saúde deverá ser convidado a prestar esclarecimentos na Câmara de Lafaiete

Os graves problemas enfrentados pela área de saúde em Conselheiro Lafaiete dominaram as discussões ao longo da semana e devem continuar sendo o assunto do momento nos segmentos político e social da cidade.

Vereador comparou as secretarias de Saúde e Educação

Na sessão desta quinta-feira (21/02) da Câmara Municipal, vários vereadores abordaram aspectos da crise na saúde municipal ao fazer uso da palavra. Para contextualizar a gravidade da situação, o vereador José Lúcio Barbosa (PSDB), que é servidor público da saúde, traçou um paralelo entre as ações da secretaria da Educação – onde segundo sua análise, quase todas as iniciativas implementadas vêm apresentando resultados positivos-, e a pasta da Saúde, cuja gestão vem se caracterizando por decisões polêmicas e medidas controversas. Segundo o vereador, é neste ponto que reside a diferença entre uma secretaria que funciona e outra que não.

Vereador quer  troca de piso em PSF

Cansado de esperar pelo atendimento a uma reivindicação que considera de atendimento simples, mas para a qual está há dois anos sem resposta, o vereador Carlos Ném (SD) afirmou que subirá à tribuna da Câmara, pelo menos, uma vez por semana, para cobrar a troca do piso do posto de saúde do bairro Museu: “Se passaram mais de dois anos e, até agora, a administração municipal só prometeu. Paciência tem limites. De agora em diante vou subir nesta tribuna toda terça-feira pra cobrar esta obra”, afirmou Carlos Ném.

Chico afirma: Policlínica tá cheia e São Camilo vazio

Os vereadores Chico Paulo e Pedro Américo (ambos do PT) disseram não entender a razão pela qual a policlínica municipal está sempre superlotada e o Hospital São Camilo repleto de leitos vazios. Eles afirmam não entender porque a policlínica não encaminha pacientes para lá.

Também em pronunciamento na Câmara, sem citar nomes, o vereador Sandro José (PSDB) afirmou que, “diante dos problemas na saúde, a impressão que se tem é de que todo mundo está errado e apenas uma pessoa está certa ao insistir que continua tudo bem”.

Secretário na Câmara

Prefeito e o Secretário de Saúde

Diante de tantos questionamentos o presidente da Câmara, Fernando Bandeira (PTB), disse que deverá apresentar requerimento solicitando que o secretário da Saúde, Ricardo da Silva Souza, compareça à Câmara lafaietense para responder às dúvidas dos vereadores e da população sobre os problemas apresentados.

Está previsto para a sessão ordinária da próxima quinta-feira, dia 28/02 o pronunciamento da gestora do Hospital São Camilo, Filomena Cardoso, na Tribuna Popular.

Sem censura

No programa institucional da Prefeitura, levado ao ar nesta quinta-feira (21/02) pela rádio Carijós, o prefeito Mário Marcus (DEM) e o vice, Dr. Marco Antônio (PHS), negaram que funcionários da policlínica municipal tenham sido orientados a não repassar informações aos vereadores sobre o funcionamento da unidade: “Os funcionários estão orientados a receber os vereadores muito bem; eles devem acompanhar o vereador e têm que passar as informações. Temos colocado a Câmara hoje como uma grande parceira do município e é importante que os vereadores tragam as demandas pra nós: aquilo que eles virem que não esteja correto, o que precisa ser melhorado, para que, juntos, possamos encontrar a solução”, declararam prefeito e vice.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!