Fato Real
Lafaiete Política

Projeto ensina crianças a lidar com os sentimentos dos animais

Exatamente como os seres humanos, os animais também têm sensações e sentimentos; assim como têm sensações físicas (fome, frio e sede), eles também manifestam sentimentos e emoções (como saudade, amor e sofrimento). Quem tem seu bichinho de estimação e o ama de verdade aprende com o tempo a detectar as variações de humor dos amigos de quatro patas.

Carla Sássi e a presidente da Alpa, Gabriela
Carla Sássi e a presidente da Alpa, Gabriela

Agora as crianças é que estão descobrindo como perceber e interpretar as sensações e os sentimentos dos bichos por meio de um projeto inovador desenvolvido pela ALPA (Associação Lafaietense de Proteção Animal).

O público-alvo é formado por crianças de cinco a oito anos de idade matriculadas na rede pública de ensino que aprendem, conforme define a veterinária Carla Sássi, a lidar com a senciência animal: “Este projeto foi realizado em novembro com cerca de 500 crianças. Procuramos mostrar que, assim como elas, o animal também é detentor de sentimentos e sensações. Exibimos o videoclipp da música “Animal Sente” e todos os meninos e meninas aprenderam rapidinho a cantá-la e entender a mensagem que ela transmite. Mostramos também a animação “Fulaninho, o Cão que Ninguém Queria”, que narra a realidade de um animal abandonado.”

Concurso animal

Ainda como parte do projeto, as crianças foram estimuladas a produzir desenhos com frases relacionadas a tudo que aprenderam sobre os sentimentos dos bichos. A Alpa selecionou 10 desenhos, 10 frases e 10 comentários que estão publicados na página oficial da organização não-governamental no Facebok. Os trabalhos publicados participam de um concurso que irá escolher, através de votação pelos visitantes da página, o melhor desenho, a melhor frase e o melhor comentário. Para votar clique aqui.

Papai Noel

Os pequenos autores dos trabalhos que receberem mais curtidas vão receber um presente especial, que será entregue na casa do contemplado pelo próprio Papai Noel: “Desta forma, a Alpa espera conscientizar as crianças sobre o relacionamento entre homens e animais. Assim elas começarão a ver os bichos com outros olhos. Que elas entendam, principalmente, que os animais têm suas necessidades, sentimentos e sensações que precisam ser considerados. Gostaríamos de agradecer pelo apoio recebido da Secretaria Municipal de Educação e dos diretores das escolas, que abriram as portas para o nosso projeto com todo carinho”, afirmou a veterinária. Vale a pena! Você vai se emocionar.

Para votar nos trabalhos da meninada entre no face da Alpa. Vale a pena! Você vai se emocionar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!