Fato Real
Política Regional

Prefeitos reivindicam segurança e manutenção de empregos em reunião com governador e Vale

Prefeitos querem emprego e segurança em cidades mineradoras

O governador Romeu Zema recebeu para uma reunião, na manhã desta quinta-feira, 28/02 representantes da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG). Os prefeitos solicitaram apoio para garantir segurança às cidades onde há barragens da mineração. Outro pedido foi no sentido de intervir junto à Vale para que não se confirmem as informações extraoficiais que dão conta da paralisação da atividade da mineradora  em algumas destas cidades, entre estas Congonhas, onde se encontra parte da Mina de Fábrica.

Prefeito de Congonhas levou  preocupação da cidade ao governador e à Vale

“O governador se comprometeu em criar um Conselho para discutir este momento difícil relativo à atividade da mineração em Minas Gerais. Zema assumiu o compromisso de indicar tanto a AMIG quanto outras entidades de Minas Gerais para participarem deste conselho, que terá como meta a defesa da vida e de uma mineração com sustentabilidade”, relata o prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro, o  Zelinho.

Na parte da tarde, os prefeitos e a Consultoria da AMIG reuniram-se com o diretor executivo da Vale, Luiz Eduardo Osório, e o diretor de sustentabilidade Regional da Vale, Sergio Leite, pedindo explicações sobre a declaração do presidente da mineradora para jornais de que irá paralisar algumas minas de minério de ferro no Estado.

“Colocamos nossa grande preocupação com o possível desemprego de funcionários diretos da Vale, bem como dos terceirizados que prestam serviço à empresa. Destacamos também o grande prejuízo que as cidades mineradoras e o Estado terão com a possível paralisação dessas minas. O diretor executivo da Vale, Luiz Eduardo Osório, se mostrou sensível ao pedido dos prefeitos e se comprometeu a levar também esta resposta para a reunião marcada para após o carnaval”, completou Zelinho.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!