Fato Real
Destaque Política

Prefeito justifica redução no horário de funcionamento de creches

Foi debaixo de forte chuva que os estudantes do turno da manhã retornaram às aulas nesta segunda-feira (04/02) nas escolas municipais de Conselheiro Lafaiete.

Prefeito prestigiou o CAIC na volta às aulas

Acompanhado pelo vice, Marco Antônio Reis Carvalho, e pelo secretário municipal de Educação, Moisés Matias, o prefeito Mário Marcus inaugurou oficialmente o ano letivo prestigiando sessão cívica realizada na Escola Municipal Dr. Rui Pena – o CAIC do bairro Linhazinha. A escola atende atualmente a 1.100 alunos, sendo 170 matriculados apenas na educação infantil, e é um dos maiores educandários da rede municipal de ensino, recebendo estudantes dos bairros São João, Linhazinha e adjacências.

Novo horário das creches

Mães protesta contra novo horário de creches

Em entrevista à jornalista Gina Costa no “Jornal Falado Carijós”, o prefeito se posicionou sobre uma decisão que desagradou e levou à manifestação de algumas mães de crianças em idade pré-escolar. Este ano a prefeitura reduziu o horário de funcionamento das creches infantis em tempo integral. Ao invés de atender às crianças das 7h30 às 17h como ocorria anteriormente, elas agora funcionam somente 8h às 16h. Mário Marcus justificou a redução do tempo de permanência das crianças nas creches: “Desde 2013 o Conselho de Educação recomendava que o município fizesse a redução no horário das creches. Tentamos manter o horário antigo nos dois primeiros anos, mas fomos chamados à atenção pelo Conselho, apontando que o município estaria tendo um aumento de gastos da ordem de 500 mil reais com o pagamento aos monitores de creches. A própria Secretaria de Educação fez um estudo e concluiu que o horário das oito da manhã às quatro da tarde seria aquele que causaria menos transtornos.”

Questionado sobre a incompatibilidade do horário com o horário de serviço de mães, que, por exemplo, trabalham no comércio e outros que encerram o expediente após às 16h o prefeito apresentou uma justificativa. “Haverá uma flexibilidade e vamos deixar monitores em todas as creches para apoiar as mães que tiverem dificuldades em apanhar os filhos no horário certo. Mudanças sempre causam algum transtorno; mas, aos poucos, tudo vai se ajustar e tenho certeza de que os transtornos serão minimizados”, alegou o prefeito.

Ampliação de vagas

Creche entre os bairros JK e Arcádia deverá ser inaugurada este mês

Mário Marcus afirmou que o número de matrículas nas creches municipais será ampliado ainda este ano com a abertura de cerca de 300 vagas pela inauguração das unidades da rua Dias de Souza e dos bairros Arcádia e JK.

Além disso, estão em fase de conclusão as reformas e ampliação das instalações das creches dos bairros Santa Cruz e Moinhos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!