Fato Real
Política

Prefeito discute com governador o enfrentamento ao coronavírus e retomada da economia

Conforme informou durante participação no “Boletim Coronavírus” da Rádio Carijós  na manhã de hoje , o prefeito Mário Marcus reuniu-se em videoconferência  nesta terça-feira 19/05 com o governador de Minas Gerais Romeu Zema, juntamente com outros oito prefeitos de municípios sedes de microrregião de saúde sobre o andamento do enfrentamento do novo coronavírus no estado, e na macrorregião Centro Sul, em que Conselheiro Lafaiete está inserida.

Reunião de governador com prefeitos foi por videoconferência/Foto/Gil Leonardi / Imprensa MG

Zema apresentou as principais ações adotadas por sua gestão para enfrentamento da crise da covid-19 que permitiram que o estado se preparasse e conseguisse alcançar resultados expressivos no combate à pandemia. Minas Gerais é o segundo estado do país com a menor incidência de óbitos por 100 mil habitantes. Os prefeitos apresentaram a situação de seus municípios e as principais demandas, como o auxílio no credenciamento de leitos junto ao governo federal, a estruturação do sistema de Saúde e o trabalho de reativação da economia.

O Prefeito atualizou o governador sobre o andamento das ações sanitárias e a situação da cidade, e fez demandas de apoio ao setor da saúde.

Reabertura do comércio

Foi tratada, ainda, a preocupação com o agravamento da crise econômica em Lafaiete, que tem grande dependência do comércio, sendo discutida a retomada gradativa e responsável das atividades econômicas suspensas, especialmente em virtude das deliberações da mais recente reunião da macrorregião, ocorrida ontem, que limitou os prefeitos à adesão ao Programa Minas Consciente apenas na onda verde, muito restritiva quanto o funcionamento das atividades econômicas, não permitindo a esperada progressão de onda.

O prefeito manifestou ao governador Zema sua insatisfação com a limitação e solicitou auxílio quanto à progressão da retomada econômica, uma vez que Lafaiete está adimplente com a estruturação do sistema de saúde planejada para o enfrentamento da COVID-19 e tendo efetividade na contenção da doença.

Hospital regional

Por fim, Mário Marcus reafirmou ao governador a importância da retomada das obras de conclusão do hospital regional, paralisadas desde 2012, que foi anunciada por Zema recentemente em coletiva, após intensas articulações do prefeito Mário Marcus e do Deputado Glaycon Franco.

Também participaram da reunião o Secretário de Governo Igor Eto e o Secretário Geral do Estado Mateus Simões.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!