Fato Real
Política

Prefeito cobra investimentos da Gerdau em Lafaiete

Prefeito e deputado estiveram juntos no INDI

Nesta quarta-feira (03/07), o prefeito de Conselheiro Lafaiete se reuniu com representantes da Gerdau na sede do INDI (Instituto Integrado de Desenvolvimento de Minas Gerais), em Belo Horizonte. Também participou do encontro o deputado estadual Glaycon Franco, articulador do encontro.  Conforme revelou durante o programa institucional do município, veiculado pela rádio Carijós, Mário Marcus reclamou da ausência de investimentos por parte da siderúrgica na cidade, que não arrecada sequer um centavo de imposto proveniente da Gerdau: “Desde que assumi a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, defendi que precisávamos cobrar da Gerdau investimentos na cidade. Hoje a área operacional da Gerdau está concentrada nos municípios de Ouro Branco e Congonhas. Infelizmente, anos atrás, quando se implantou a usina, os políticos da época não tiveram a malícia e a força necessária para negociar a construção de parte da área operacional em Lafaiete. Por isso, ficou para a cidade apenas um grande terreno onde existe uma área de preservação natural como contrapartida do impacto ambiental decorrente da implantação da usina”.

Segundo Mário Marcus, os diretores da Gerdau acolheram positivamente as cobranças e admitiram que a companhia tem uma dívida social com Conselheiro Lafaiete: “Muitos dos trabalhadores da Gerdau moram em Lafaiete; seus filhos estudam em nossas escolas, buscam atendimento em nossas unidades de saúde, mas Lafaiete continua sem receber nada da Gerdau. Conversamos longamente, exibimos um mapa mostrando toda esta situação, indicamos áreas onde é possível a instalação de empresas que podem dar suporte à Gerdau. Estes investimentos fariam com que Lafaiete passasse a receber parte da arrecadação gerada pela siderúrgica”.

Projetos para a Lafaiete foram debatidos na reunião

Mário Marcus afirmou que, no encontro desta quinta-feira, foram celebrados acordos importantes e houve o compromisso, por parte da Gerdau, de viabilizar futuros investimentos voltados para Conselheiro Lafaiete.

Participaram da reunião, além de representantes da Gerdau e do  INDI, o Presidente da Associação Comercial de Conselheiro Lafaiete, Ronaldo Lana e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana, além de assessores das entidades e políticos presentes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!