Fato Real
Política

Glaycon Franco defende criação do Fórum Permanente das Vertentes

O desenvolvimento conjunto das três microrregiões representadas na reunião promovida na última sexta-feira 10/05 pela Amalpa em Queluzito é viável e dispõe de todas as condições necessárias para se concretizar. A avaliação é do deputado estadual Glaycon Franco (PV), que baseou sua convicção em experiências bem-sucedidas de integração, como os APL’s – Arranjos Produtivos Locais – que já resultaram no reconhecimento das produções de biscoito em São Tiago, da criação de equídeos em Lafaiete e do artesanato de palha em Cipotânea, entre outros.

Glaycon saudou a presença no encontro do secretário estadual adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adriano Magalhães, como um indicativo de que o caminho para o crescimento econômico da região está sendo pavimentado: “Nossa região tem a peculiaridade de concentrar as principais mineradoras e siderúrgicas do estado. Por isso vamos conclamar essas empresas e o Poder Público para que, juntos, possamos alavancar a economia regional sem perder de vista nossas vocações locais. A usina termelétrica de Queluzito, uma proposta gestada na Amalpa, hoje é um projeto de governo que gerará empregos e energia para toda a região”.

Turismo ferroviário

O deputado informou que está empenhado na extensão até Lafaiete do ramal turístico ferroviário que interligará Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana. Outra ideia defendida por Glaycon Franco consiste na utilização da BR-040 para escoar a produção regional: “São várias situações em que já estamos trabalhando e tenho a certeza de que frutos positivos serão colhidos em breve”.

Fórum das Vertentes

Glaycon Franco e os presidentes da AMALPA. AMMA e AMVER

Numa reunião em que o desenvolvimento econômico  regional  foi a  pauta principal Glaycon conclamou os municípios a reforçar a parceria se associando no que seria o Fórum permanente das Vertentes: “Tivemos um encontro histórico, nunca acontecido anteriormente no âmbito da AMALPA, AMMA e AMVER. Achei prudente conclamar nossas lideranças, incluindo neste chamado prefeitos, vereadores e o empresariado, a se unirem no Fórum Permanente Intermunicipal das Vertentes. Tenho certeza de que a sugestão será acatada pelas respectivas associações porque, através deste fórum, poderemos discutir os problemas, trocar experiências e nos fortalecer para cobrar dos governos do estado e federal, como já acontece em outras regiões de Minas. Precisamos conquistar maior representatividade para que nossa voz seja ouvida. Este fórum seria o pontapé inicial para demonstrarmos nossa união”, avaliou o deputado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!