Fato Real
Lafaiete Política

Fórum regional discute, em Lafaiete, incentivo à expansão da agricultura Familiar

Conselheiro Lafaiete sediou, na manhã desta terça-feira 12/03, o primeiro Fórum Regional de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Agricultura Familiar. Resultado de parceria entre a Superintendência Regional de Ensino de Lafaiete, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e Emater (Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural), com apoio do deputado estadual Glaycon Franco (PV).

O círculo de debates teve como objetivo principal, oferecer orientações aos pequenos produtores sobre a comercialização dos produtos da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Entusiasta do abastecimento de entidades públicas e instituições educacionais com a produção familiar, o deputado estadual Glaycon Franco (PV), prestigiou o evento e destacou o pioneirismo da região ao sediar o primeiro seminário sobre o tema: “No ano passado já tínhamos organizado um primeiro fórum buscando aproximar o pequeno produtor e os órgãos públicos, com especial ênfase para nossas escolas estaduais. Fico muito feliz porque nosso trabalho deu frutos, literalmente; por isso gostaria de cumprimentar a Emater e a Secretaria Estadual de Educação, aqui representada pela S.R.E, que não pouparam esforços para que pudéssemos realizar, no Alto Paraopeba e Vale do Piranga, o primeiro fórum regional promovido sobre o assunto em Minas Gerais.”

Glaycon observou que, para permanecer trabalhando na terra, o homem do campo precisa ter meios assegurados para escoar sua produção. O deputado lembrou que, no final do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou o estabelecimento de diretrizes para a efetiva aplicação da lei federal que obriga estados e municípios a comprarem, no mínimo 30% dos alimentos oriundos da agricultura familiar.

Informação

Também presente ao fórum, o prefeito de Queluzito e presidente da Amalpa (Associação de Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba), Célio Pereira de Souza – o Celinho –salientou que o principal desafio é acabar com o desconhecimento dos agricultores sobre as vantagens de aderir ao Programa Nacional de Alimentação Escolar: “O principal problema a ser enfrentado é a falta de informação, pois o pequeno produtor não sabe ainda como funciona a logística e o que ele precisa fazer para vender a produção através do PNAE. Também é preciso haver maior união entre os pequenos produtores rurais. Com a entrada da Emater orientando sobre o processo de licitação, ajudando a organizar o escoamento da safra, isso vai facilitar o recebimento de informações e modificar o cenário, pois o técnico em extensão rural trabalha diretamente com o homem do campo ajudando os agricultores a melhorarem sua produtividade. Eles agora saberão como vender até 30% da produção através do PNAE, conforme determina a lei.”

Celinho acrescentou que fóruns como o realizado nesta terça-feira são fundamentais para o desenvolvimento da economia da região ao contribuir para a geração de emprego e renda no meio rural.

Além do deputado Glaycon Franco e do presidente da Amalpa, Célio Pereira, participaram do seminário o gerente regional da Emater, Vitório Alves de Freitas; o extensionista do escritório da empresa em Lafaiete, Abel Ferreira; a diretora de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde, Ângela Vieira; e a superintendente regional de ensino de Lafaiete, Maria de Lourdes Reis Beato, além de diretores de escolas e extensionistas da Emater das 18 cidades sob jurisdição da  S.R.E de Conselheiro Lafaiete.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!