Fato Real
Política

Defesa das unidades de conservação ambiental marcam Audiência na ALMG

As políticas de criação e manutenção de unidades ambientais foram tema de audiência Foto: Henrique Chendes/ALMG

A defesa das unidades de conservação ambiental marcou audiência pública realizada na quinta-feira (28/11/19), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerida pelo deputado Glaycon Franco (PV), a reunião foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e contou com as presenças de gerentes e outros funcionários de parques e outras unidades de conservação, além de representantes do Governo do Estado e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, foi um dos que defenderam a criação de novas unidades ambientais. Segundo ele, 40% dos parques estaduais conseguem se sustentar, mas o restante, não. Por causa disso, o Governo do Estado lançou, no primeiro semestre, o Programa de Concessão de Parques Estaduais (PARC) 2019-2022. A iniciativa propõe melhorar a gestão dos serviços prestados aos visitantes por meio de parcerias com o setor privado.

Minas Gerais tem formalmente 94 unidades de conservação ambiental, as quais ocupam três milhões de hectares. Desse total, 42 são parques. O deputado Glaycon Franco disse que há uma discrepância enorme entre os parques estaduais: “Uns são superavitários, caso do Ibitipoca, outros tem situação equilibrada, como o do Rio Doce, e vários estão em pior situação”. Por isso, ele considerou acertado o plano de concessões do governo.

A deputada Marília Campos (PT) cumprimentou Glaycon Franco pela criação da frente parlamentar, como forma de garantir investimentos, não só públicos, mas também privados, aos parques. “A realidade de grande parte dos parques é de abandono, pela falta de investimentos e manutenção; ameaças de queimadas, que destroem fauna e flora, e do poder econômico”, constatou.

Representantes de cidades como Ouro Branco e Ouro Preto participaram da audiência

Os deputados Hely Tarqüínio (PV) e Doutor Jean Freire (PT) e a deputada Leninha (PT), também cumprimentaram Glaycon Franco pela criação da frente e Alisson Moraes pelo livro. 

Fonte e fotos: ALMG

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!