Fato Real
Política

Conselho de Desenvolvimento Econômico regional elege novos membros

Prefeitos da região participaram da reunião

Na primeira assembleia do Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) em 2020, realizada 14 de janeiro, foi assinada a Portaria de nomeação dos novos membros que compõem o Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Alto Paraopeba (Cedecap). Além do Codap, outras instituições participam do Cedecap: Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento dos Resíduos Sólidos (Ecotres), Geopark Quadrilátero Ferrífero e um representante de cada município consorciado ao Codap, preferencialmente vinculado à Secretarias de Desenvolvimento Econômico.

O Conselho foi criado com o objetivo de elaborar propostas de desenvolvimento territorial, apoiar e promover a diversificação econômica do Alto Paraopeba.

De acordo com o diretor de Operações do Codap, Dimas Marioza, “algumas vantagens competitivas diferenciam esta região de outras, como a alta atratividade para políticas de fomento, o parque industrial siderúrgico e mineral, o alto potencial de alavancagem de novos negócios para a cadeia produtiva minero-metalúrgica, a maturidade no desenvolvimento de programas cooperativos de desenvolvimento, a robustez das instituições, estruturas e iniciativas regionais e locais de pesquisa, inovação, educação profissional e fomento tecnológico, a infraestrutura logística, rodoviária e ferroviária privilegiada, as experiências e competências avançadas de internacionalização dos gestores públicos e executivos privados. Com a retomada das ações do Cedecap, esperamos identificar oportunidades de esforços conjuntos, de formação de alianças para aproveitar estas potencialidades da região, fortalecer a cadeia produtiva com alavancagem de novos negócios e criar estratégias de desenvolvimento”.

Membros nomeados para o Cedecap:

Claudionei Nunes Nascimento – representante da AMALPA.
Dimas Antônio Marioza – representante do Codap.
Luiz Cláudio Grossi – representante do Ecotres.
Renato Ribeiro Ciminelli – representante do Geopark Quadrilátero Ferrífero e Instituto Quadrilátero.
Ricardo Prado Parreiras – representante de Brumadinho.
Natália Patrícia de Souza Henriques – representante de Caranaíba.
Christian Elizando Souza Costa – representante de Congonhas.
Rafael Lana – representante de Conselheiro Lafaiete.
Gerson Luiz de Souza Lima – representante de Cristiano Otoni.
Rodirigo de Paula Santos – representante de Entre Rios de Minas.
Victor Augusto Maia Vasconcelos – representante de Jeceaba.
Celso Roberto Vaz – representante de Ouro Branco.
Grascilene Franciane Teixeira de Souza – representante de Santana dos Montes.
Antônio Mendes da Silva – representante de São Brás do Suaçuí.

A eleição da Diretoria do Cedecap (presidente, vice, 1° secretário e 2° secretário) ocorrerá no dia da posse dos conselheiros, que ainda será marcada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!