Fato Real
Polícia

Novo comandante da PM já planeja segurança no Carnaval de Congonhas

Sede da PM em Congonhas

A 73ª Companhia da Polícia Militar de Congonhas, pertencente ao 31º Batalhão, tem novo comandante, o Major Juliano Brandão de Almeida. Durante uma coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira, 24, na sede da corporação, o policial militar falou, entre outros assuntos, sobre os preparativos para o Carnaval e a implantação do Sistema Olho Vivo, feita em parceria com a prefeitura e a Guarda Municipal.

“A nossa intenção é trabalhar de forma séria, dedicada e utilizar nossos recursos da melhor maneira possível para ter efetividade em produzir segurança para a população”, destacou o comandante. Segundo ele, a Companhia de Congonhas é uma das melhores instalações do 31º Batalhão, levando em consideração o prédio onde está localizada e os equipamentos. “A Companhia foi muito bem estruturada”, completou.

A prefeitura, por meio de um convênio com a Polícia Militar, auxilia na manutenção do quartel. Este ano, está previsto, ainda, um convênio de trânsito.

Carnaval

Com a proximidade de uma das festas de maior destaque em Congonhas, o Carnafolia 2020, o novo comando já está planejando o esquema de segurança pública e dialogando com a comissão organizadora da Prefeitura. “O Carnaval de Congonhas tem se tornado importante dentro da região. Temos observado que o Carnaval tem sido uma festa muito mais atrativa, buscando resgatar tradições de anos anteriores e o espírito de brincadeira está sendo retomado. Pretendemos realizar um planejamento dentro da realidade, mas que atinja os objetivos de proporcionar um Carnaval seguro e tranquilo para todos que aqui estiverem”, pontuou.

Olho Vivo

Major Juliano Brandão

Uma ação de destaque que está sendo implementada em Congonhas é o Sistema de Videopatrulhamento Urbano “Olho Vivo”. O objetivo é reduzir a incidência de crimes, como furtos e roubos. Essa é uma parceria entre Prefeitura, Polícia Militar e Guarda Municipal.

“É uma ferramenta muito importante e vai nos auxiliar, mas, sozinha, ela não é a solução definitiva. Essa é uma iniciativa importantíssima. Ajuda não só no nosso trabalho preventivo, repressivo e imediato, mas até mesmo no trabalho da Polícia Civil no levantamento de informações para fazer investigações. O ‘Olho Vivo’ produz um sentimento de segurança e isso tem que ser explorado”, disse, destacando que a parceria com a Guarda Municipal poderá produzir bons frutos e resultados.

Sob controle

Sobre os índices de violência no município, o major Juliano Brandão ressaltou que existem questões pontuais, como tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio. Além disso, Congonhas está situada na BR-040, próxima a Belo Horizonte. “Os índices de Congonhas estão sob controle. Considerando o tamanho, a importância e as atividades econômicas desempenhadas aqui, temos um cenário tranquilo, mas que obviamente pode ser melhorado”, revelou.

 

 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!