Fato Real
Polícia

Internos fazem greve de fome e direção de presídio transfere detentos

Movimentação é atípica no presídio nesta segunda-feira
Alimentos não foram entregues

A reportagem do Portal de Notícias Fato Real confirmou o clima de insatisfação no presídio municipal de Conselheiro Lafaiete. Nesta segunda-feira 20/05 os presos se recusaram a receber o café da manhã e fizeram um princípio de greve de fome.  Na tentativa de restabelecer a ordem, a direção da unidade prisional suspendeu a entrega do sacolão, que são alimentos que os detentos recebem semanalmente dos familiares. Além disso, promoveu a transferência de seis presos; eles não tiveram as identidades reveladas, nem foi informado para que unidade foram levados.

Familiares confirmaram ao Fato Real que os presos estão em greve de fome: Não tomaram o café da manhã, não almoçaram e não pretendem jantar.

Em documento ao qual o Fato Real teve acesso, detentos reclamam de situações como superlotação, maus tratos com castigos e agressões físicas e uso de spray de pimenta, alimentação azeda, falta de atendimento médico, entre outras.

A Polícia Militar foi acionada pela direção e compareceu nas proximidades do presídio de Conselheiro Lafaiete, em virtude da aglomeração de familiares dos detentos. No local a PM realizou contato com o diretor, e em ota à imprensa afirmou que nada de irregular ficou constatado.

Superlotação

O Fato Real apurou que a unidade está a 10 dias contando com os serviços de uma nova cozinha industrial, escolhida por meio de licitação pública, o que melhorou a qualidade da alimentação. No entanto a superlotação está em estado crítico. Com capacidade para 102 detentos, hoje o presídio de Conselheiro Lafaiete abriga 385.

Apoio familiar

Mulheres estão dispostas a passar a noite na porta do presídio

Familiares dos detentos se organizam para acompanhar a situação de perto, do lado de fora do presídio, até a situação se normalizar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!