Fato Real
Lafaiete

Violas em silêncio: Morre o luthier José Robert

O luthier e a viola

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, José Robert André.  A morte por causa natural de José Robert deixa, em especial, violeiros de Conselheiro Lafaiete em luto.

Amante do instrumento símbolo da cidade, ele era luthier das famosas Violas de Queluz. Era casado com Alcione Meireles, da família que ao lado dos Salgados fabricou as primeiras violas em terras queluzianas. Por manter viva a tradição da fabricação das violas, José Robert recebeu homenagens oficiais e o respeito dos violeiros.

Era em sua luteria no bairro São João que eram gravados programas como “Terra de Minas” e “Viação Cipó que contaram a história das Violas de Queluz.

Vários registros da história das violas foram feitos em sua luteria. Foto/ Projeto Conhecer

Homenagens

A prefeitura de Lafaiete emitiu nota oficial de pesar pela morte de José Robert André.  Amigos e admiradores usaram as redes sociais para as manifestações e  despedidas .

Na página do Projeto Conhecer foi postada a seguinte homenagem:

Calam-se as violas em homenagem ao mestre.
É imenso nosso pesar ao receber a notícia que o Sr. José Robert, um dos últimos a fabricar Violas de Queluz faleceu na noite do dia 30/06/2019.
Tivemos a oportunidade de gravar com ele a cerca de 02 meses para uma série de documentários e pudemos ver a genialidade, sensibilidade e simplicidade deste grande artista.
Infelizmente fica o registro e a saudade desse que genuinamente pode ser chamado de mestre.
Nossos sentimentos a seus familiares em especial a sua esposa Alcione.
Porém, se na eternidade,
A gente tem liberdade
De também sentir saudade,
Será grande a minha dor,
Por saber que, nesta vida,
Minha viola querida
Há de passar constrangida
Às mãos de outro cantor.
(Patativa do Assaré: Minha Viola)

Sepultamento

O velório ocorre no Sagrado Coração de Jesus e o sepultamento de José Robert está previsto para às 17h desta segunda-feira, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, em Lafaiete.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!