Fato Real
Lafaiete

Uma história de muitos FACES

 

Geraldo orquestra o FACE

Julho chegou! E que bom que julho chegou! Julho é mês de teatro em Conselheiro Lafaiete. Está tudo sendo organizado: cenários, figurinos, palcos, textos… Tudo sendo preparado para que a emoção ocupe a cidade e o público viva com intensidade a época mais efervescente de nosso calendário cultural. O  FACE acontecerá de 13 a 21 de julho.

Em 2019 o Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete completa duas décadas de plena atividade. Em todo este período, o FACE só deixou de ser realizado uma vez; o motivo foi a falta de incentivo, mas Geraldo Lafayette, fundador da Casa do Teatro e responsável pela organização do evento, prefere acreditar que tudo não passou de um capricho dos deuses da arte, que teriam tramado para que cada edição coincida com o ano em que acontece. Por isso é que, em 2019, teremos, nos teatros, ginásios, praças e ruas, o XIX FACE.

Tocantins estará pela primeira vez no FACE

Ao longo dos últimos anos, o festival contribuiu decisivamente para elevar Lafaiete a um nível diferenciado de promoção da cultura e das artes. Hoje a cidade é respeitada e reconhecida nacionalmente, atraindo grupos do país inteiro que aqui vêm todos os anos mostrar sua força criativa traduzida em peças e espetáculos. Só para se ter uma ideia, a programação deste ano inclui apresentações de grupos vindos da Paraíba, de Tocantins e da Baixada Fluminense, entre outros. Mesmo diante de tamanha diversidade, os organizadores continuam atentos à produção local e regional, dedicando a primeira semana de espetáculos às apresentações dos grupos de Lafaiete e cidades próximas.

Talita e Geraldo Lafayette

Outra característica que diferencia o festival é a homenagem prestada a cada ano a uma personalidade viva da sociedade lafaietense. Entre as figuras de vulto prestigiadas com flores em vida pelo festival, há nomes como o carnavalesco Valter Braga, a professora Efigênia Janoni, o ativista cultural Osmir Camilo e a cantora Mary Luce. Este ano a personalidade do FACE é a atriz Talita Nascimento.

Assim como, na origem, a palavra poesia está relacionada ao ato de fazer, o termo artista designa o ofício de quem faz. É por isso que, ao fazer a apresentação oficial do FACE 2019, o teatrólogo Geraldo Lafayette fez questão de rebater declarações infelizes de políticos retrógrados com o único propósito de desprestigiar a cultura e as artes. Como bem lembrou o secretário municipal de Cultura, todo mundo precisa do artista: “Faço aqui um apelo: não vamos aderir à campanha que diz que ninguém precisa de artista. Todos nós vamos precisar de um artista algum dia. Seja pra cuidar do seu cabelo, fazer sua maquiagem ou costurar sua roupa, você vai precisar de um artista. Quem construiu sua casa, confeccionou seus sapatos, quem tirou uma foto sua, todos são artistas. Esta é nossa campanha e este vai ser nosso grito durante todo o festival: TODO MUNDO PRECISA DO ARTISTA”.

Artistas e voluntários da organização do FACE

Lafaiete precisa dos artistas do FACE e o Portal de Notícias Fato Real se orgulha em apoiar a realização da XIX edição do Festival de Artes Cênicas. Que abram-se as cortinas e comecem os espetáculos!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!