Fato Real
Destaque Lafaiete

Semana da Síndrome de Down terá programação orientativa em Lafaiete

Grupo busca compartilhar informações com outras mães de crianças com Síndrome de Down

Unidas por histórias e desafios em comum e facilitadas pelas redes sociais, três mães tentam mudar a realidade dos seus filhos e de outras crianças de Lafaiete. Goreth Vital, Josie Carla e Rosilene Bandeira são fundadoras do grupo Amigos Down, que vem desenvolvendo há um ano, projetos de inclusão social para meninos e meninas portadoras da Síndrome de Down.

Para celebrar a Semana Internacional da Síndrome de Down, de 18 a 24 de março, o grupo preparou um evento com diversas palestras para pais e educadores se informarem melhor sobre o tema.

O projeto teve início em março do ano passado, como explicou Rosilene Bandeira: “A gente formou um grupo de mães, e agora estamos fazendo eventos sobre a síndrome de down”. Josie Carmem da Silva detalhou dizendo que o grupo sempre tem o apoio da APAE para SUS atividades.

Palestras

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira com uma apresentações das crianças do grupo Amigos Down e da dupla Cristiano Gandra e Daniela Halfeld  às 18h30 do dia 18. Em seguida  a médica Ana Elisa, fará  palestra sobre os distúrbios do sono na pessoa com síndrome de Down. 

Sobre as palestras que acontecerão do dia 18 ao dia 22, as criadoras do grupo Amigos Down deram detalhes. “A primeira palestra de segunda-feira (18), é sobre transtorno do sono. A gente foi em uma palestra em Belo Horizonte e nós três percebemos que nossos filhos tinham problemas com o sono. Então decidimos trazer esta palestra em primeiro lugar”, disse Rosilene Bandeira.

Josie Carmem da Silva explicou que a palestra de quarta é com nutricionista, porque “em crianças portadoras de síndrome de down, a maioria tem tendência à obesidade, então tem que tratar da alimentação saudável desde cedo, e também com um neurologista”.

Já na sexta-feira (22) o grupo traz um advogado para conversar sobre os direitos dos portadores de deficiências.

Para o domingo (24) está preparada uma caminhada com os participantes do evento.

 As palestras da Semana Internacional da Síndrome de Down acontecem no Teatro Municipal Placidina de Queirós e são abertas a toda a comunidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!