Fato Real
Lafaiete

Quase 500 notificações e 21 casos confirmados. Confira a evolução semanal do coronavírus em Lafaiete

Com os mais recentes resultados positivos, até esta sexta-feira 15/05  Conselheiro Lafaiete contabilizava 21 casos confirmados de Covid-19. A semana que chega ao final não teve grandes novidades nos números. Alguns dados são positivos, como o pequeno aumento de casos de pessoas recuperadas, que saltou de 11 para 13 nos últimos dias. 423 tiveram o período de quarentena encerrado; 96 casos foram descartados por meio de exames de laboratórios que apresentaram resultados negativos;  76 pessoas seguem sendo monitoradas e 05 aguardam resultados de exames. Nenhum óbito está em investigação na cidade.

A semana também teve como destaque  críticas ao Comitê Extraordinário de Enfrentamento à Covid-19. Em sessão da Câmara Municipal o vereador  Sandro José   falou em falta de informação, vaidades e subnotificação de casos. “Me desculpem, mas falar que Lafaiete tem somente cerca de 20 casos confirmados é hipocrisia. Temos muito mais do que isso, mas Lafaiete está mandando as pessoas embora para casa sem fazer testes, apenas as aconselhando ao recolhimento e confinamento. Não temos a certeza se aquelas pessoas que ficaram em casa por 14 dias estavam ou não contaminadas. Há ainda outras pessoas que estiveram em contato com os pacientes em confinamento e não foram monitoradas nesse período. É muito provável que Lafaiete esteja próxima de 300 a 350 casos do novo coronavírus”, alertou o vereador.

Questionado sobre o pronunciamento do vereador, o prefeito Mário Marcus rebateu: “Temos que nos basear em informações oficiais; não é momento de alarmar a população ou trabalhar em cima de dados que não são verdadeiros. Podemos ter até 200 ou 300 casos em Lafaiete; mas, infelizmente, não temos como testar toda a população e estes não foram identificados pelos órgãos de saúde. Existem critérios determinando como deve ser feita a testagem. Nós, representantes do povo, prefeitos e vereadores, devemos ser muito responsáveis em nossas falas, até mesmo pra não cair em contradição. Ao mesmo tempo em que se alarma falando em subnotificações maiores que os dados oficiais, defende-se a reabertura do comércio e o retorno às atividades sem citar recomendações que deveriam ser feitas”, avaliou o prefeito.

Confira a evolução do quadro sobre o novo coronavírus em Lafaiete nesta semana.

Dias da semanaNotificados (Residentes em Lafaiete)Em monitoramentoDescartados
(Exame da FUNED)
Confirmados
Segunda466849119
Terça473849219
Quarta484859619
Quinta494839619
Sexta499769621
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!