Fato Real
Lafaiete

Programação do Dia do Sagrado Coração de Jesus em Lafaiete

Centenas de fiéis participaram da novena e celebrações que antecederam o dia santo

Depois de dias de preparação com novena, celebrações eucarísticas e outros atos preparatórios, a comunidade católica de Conselheiro Lafaiete se une para reverenciar nesta sexta-feira 28 de junho o Sagrado Coração de Jesus.

As comemorações em honra ao Sagrado Coração de Jesus surgiram nos anos 60 e perduram até o tempo atual.  A prática foi introduzida pelo Monsenhor Hermenegildo que construiu a Basílica e criou iniciativas com o intuito de difundir em Minas Gerais a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Entre elas, a realização da Cerimônia da Entronização, que tem o intuito de reunir as famílias em um momento íntimo de oração.

Programação

Missas serão celebradas missas na Basílica às 7h, 10h, 14h, 16h e 18h. A celebração das 16h será presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Às 12h45: Adoração ao Santíssimo Sacramento.

20h30: Entronização dos Sagrados Coração de Jesus e Maria com transmissão por várias emissoras de rádio da região.

Como tradicionalmente acontece, tão logo seja encerada a Entronização acontece a procissão motorizada. A concentração e saída serão na Praça do Cristo, no bairro Santa Efigênia e percorrerá várias ruas da cidade. À chegada na Basílica as imagens dos Sagrados Corações de Jesus e Maria serão recepcionadas pelos fiéis e padres presentes, e ocorrerá a benção dos veículos.

 

Capela da Misericórdia:

Toda obra foi realizada com doações de fieis

Este ano a festa do Sagrado Coração de Jesus tem um elemento especial. No dia 21/06 foi inaugurado o novo espaço para as confissões e orações na Basílica.

Logo na entrada, o fiel será recebido por um grande painel que retrata a parábola do Filho Pródigo. No centro do painel está o Pai Misericordioso, de braços abertos, acolhendo a cada um que entrar na capela em busca do perdão de Deus. Atrás deste painel, há a passagem bíblica de Lucas, representando a alegria que há nos céus quando um pecador se converte.

Os vitrais da Capela representam as cores do Arco-íris, que simboliza a aliança que Deus fez com os homens, e que foi celada pelo sangue de Jesus Cristo, que está representado pela tonalidade avermelhada, que sai da parte de trás da cruz e percorre toda a capela. No centro está a cruz, que é de onde emana a salvação.Ao lado de Jesus Crucificado estão as figuras de Maria Madalena, João e a Virgem Maria. Também ladeiam a cruz os anjos da amargura e da agonia.

Nova cruz processional da Basílica

 

Fonte e fotos: Basílica do Sagrado Coração de Jesus/Mauro Dutra/Júlio Quaresma.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!