Fato Real
Lafaiete

Prefeitura nega entrave municipal e Via 040 analisa projeto de acesso ao Mart Minas

A Prefeitura e a Concessionária Via 040 se pronunciaram oficialmente sobre a obra do Mart Minas em Conselheiro Lafaiete. Prevista para acontecer em dezembro próximo, a inauguração da unidade está oficialmente adiada. Em nota a empresa afirma que o entrave reside na não aprovação pela Via 040, concessionária que administra a BR-040, de um projeto que permita o acesso seguro dos consumidores à nova opção de compras. Caso fosse inaugurado agora, para chegar ao atacarejo, vários consumidores teriam que atravessar a BR 040, uma das mais movimentadas do país.

Na nota a empresa afirma que entraves burocráticos e procedimentos em órgãos públicos impediram a liberação de toda a documentação obrigatória para a finalização das obras e início das atividades. 

Prefeitura

MArioO prefeito Mário Marcus afirmou ao Fato Real que não há intervenção ou impedimento por parte da administração municipal para a inauguração do Mart Minas no município. Em nota a imprensa foi explicado que o adiamento do inicio das atividades se deu por ausência de liberação por parte da Concessionária Via 040 que não forneceu a documentação necessária que autorize a construção do acesso ao empreendimento às margens da BR-040. A Prefeitura esclarece que solicitou à empresa a anuência da Via 040 para tal obra, a qual não foi entregue, tendo a empresa solicitado à prefeitura mais prazo para apresentar a documentação. Em 22 de outubro do corrente ano a empresa solicitou à prefeitura uma prorrogação de mais 60 dias do alvará de construção para que fosse entregue o documento, o que não foi negado por parte do município.  

A Prefeitura esclarece ainda que em momento algum criou dificuldades ou qualquer tipo de entrave ao funcionamento do Atacarejo. Informa que tentou marcar uma reunião com a empresa para oferecer alternativas de parceria a fim de viabilizar acessos ao empreendimento que também atenderiam ao estádio municipal em construção.

Segundo informações do gerente do Sine em Lafaiete, Paulo Lima, em reunião realizada na Associação Comercial de Lafaiete nesta segunda-feira 05/11, os representantes da empresa informaram que a falta de liberação do acesso por parte da Via 040 ao empreendimento foi a justificativa apresentada pela direção do Mart Minas para o adiamento do inicio das atividades. No entanto o setor de Recursos Humanos da empresa ao anunciar o adiamento esclareceu que todos os trabalhadores já recrutados serão contratados, exceto se houver desistência por parte do próprio trabalhador. Anunciaram ainda que a inauguração está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

A nota encerra com a afirmação de que a administração municipal tem apoiado todos os empreendimentos que estão vindo se instalar na cidade, contribuindo para a geração de emprego e renda para a população local e desenvolvimento econômico do Município.

Via 040

Questionada pelo Fato Real sobre o assunto a Concessionária Via 040 esclareceu que, conforme normas técnicas rodoviárias, qualquer empreendimento às margens de uma rodovia que por ventura gere aumento de tráfego deve apresentar projetos de acessos e outras melhorias, com objetivo de minimizar os impactos da circulação de veículos e pedestres. A responsabilidade desses projetos, bem como a execução de obras, são responsabilidades do empreendedor. À concessionária cabe a aprovação técnica dos projetos e, à Agência Nacional de Transportes Terrestres, a autorização de construção e ocupação da área. No caso do empreendimento citado pela reportagem, os trâmites de análise e aprovação dos projetos de acesso e ocupação da área estão em andamento.

Foi confirmada a solicitação aos empreendedores do estudo de tráfego. Com base no estudo será feita uma análise das necessidades que deverão ser implantadas pelo Mart Minas.

Leia também:  Sem acesso à loja Mart Minas adia inauguração em Lafaiete

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!