Fato Real
Destaque Lafaiete

Prefeito quer discussão responsável sobre aumento da tarifa de ônibus

Se fosse levada em conta apenas a planilha de custos da empresa concessionária, a passagem de ônibus em Conselheiro Lafaiete já deveria ter sofrido um aumento substancial há muito tempo. A análise foi feita pelo prefeito Mário Marcus ao participar nesta quinta-feira (28/02) de programa institucional do município levado ao ar pela rádio Carijós.

Prefeito quer análise responsável da planilha da empresa

Em sua fala, ele procurou traçar um cenário realista do transporte coletivo e pesar os dois lados, tanto dos usuários, quanto da empresa concessionária: “Este prefeito sempre estará do lado do povo em situações que possam gerar maiores despesas para a população de Conselheiro Lafaiete. Como, nestas horas, sempre aparecem os aproveitadores, aqueles que querem tirar vantagem e trazer para si o mérito de ter impedido o aumento da passagem, é preciso que o povo tenha conhecimento da verdade. Muitos aumentos deveriam ter sido concedidos anteriormente, desde que esta concessão foi criada. Se fôssemos analisar apenas as planilhas da empresa, seria necessário um aumento muito grande para ela comprar ônibus novos e fazer investimentos para oferecer maior conforto aos usuários. Infelizmente, estes aumentos, que deveriam ter sido feitos em parcelas menores em anos anteriores, não aconteceram. Também não vai ser agora que iremos permitir que seja dado um aumento fora da realidade, comprometendo a capacidade da população de arcar com o reajuste, apenas para que a empresa, de uma vez só, venha repor todos os prejuízos sofridos ao longo de muitos anos.”

vereador João Paulo tem posicionado contra o reajuste

Para Mário Marcus, faltou ao Conselho Municipal de Trânsito, aos demais órgãos ligados ao setor e a legislaturas passadas da Câmara de Vereadores a discussão responsável dos aumentos que deveriam ter sido aplicados para viabilizar a troca da frota e eliminar a precariedade dos ônibus que continuam transportando passageiros na cidade.

O prefeito disse que está exigindo da empresa concessionária (Viação Presidente) a apresentação de uma planilha elaborada por técnicos qualificados para que, com base nos novos dados, seja concedido um reajuste que contemple o equilíbrio cobrindo parcialmente a defasagem acumulada no valor da tarifa e não deixando que a população seja sacrificada com um aumento acima do limite suportável: “Tenho certeza de que a Câmara de Vereadores nos ajudará a fazer esta análise para que se conceda um aumento que permita à empresa suprir parte da defasagem que tem hoje em relação a seus custos, sem que haja transtornos à população de Conselheiro Lafaiete, que não tem condições de arcar com um reajuste abusivo da passagem”, afirmou o prefeito.

 

 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!