Fato Real
Lafaiete Política

Prefeito de Lafaiete alerta sobre agravamento da pandemia

Mário Marcus, Dr. Marco Antônio e Fernanda Rosa Neves

 

O prefeito Mário Marcus alertou a população sobre os riscos de Conselheiro Lafaiete vir a enfrentar uma situação grave de contaminação pelo novo coronavírus com aumentos nos próximos dias de casos positivos e necessidade de internação hospitalar.

Em vídeo divulgado neste sábado 20/06 ao lado do vice-prefeito, Dr. Marco Antônio e da médica infectologista do município, Fernanda Rosa Neves, em seu gabinete, o prefeito demonstrou preocupação com o agravamento da situação em Minas Gerais com base em dados oficiais.  Para o prefeito o momento é de reavaliação do comportamento individual.

A taxa de isolamento social é baixa em Conselheiro Lafaiete. Por toda a cidade é possível ver aglomeração de pessoas, inclusive em bares e em festas em ambientes particulares. A falta de fiscalização contribui para que a situação fique ainda mais sem controle. Sobre os bares e restaurantes,  alvos mais recentes de reclamações, Mário Marcus esclareceu que estes estabelecimentos podem  funcionar seguindo as normas exigidas, em horário reduzido e apenas para para venda de refeições e lanches; não para entretenimento.

“Gostaria neste momento de conclamar as entidades representativas do comércio para que façam também o seu papel de ajudar a fiscalizar e orientar os vários segmentos comerciais a seguir os protocolos. Entendemos que as entidades podem dar uma grande contribuição”, disse.

No vídeo gravado hoje Mário Marcus afirmou que haverá maior fiscalização para coibir estabelecimentos que não estão seguindo os protocolos de distanciamento, inclusive com medidas de caráter punitivas.“Gostaria de conclamar as entidades representativas do comércio para que façam também o seu papel de ajudar a fiscalizar e orientar os vários segmentos comerciais a seguir os protocolos. Entendemos que as entidades podem dar uma grande contribuição”, disse.

Comércio

Conselheiro Lafaiete, assim como outras cidades pertencentes a Macrroregião Centro-Sul seguem na Onda Branca do plano “Minas Consciente”, do Governo do Estado, que orienta sobre a retomada da economia, principalmente reabertura do comércio. Nos últimos dias circularam informações de que a cidade deveria retroceder para a onda verde, o que não é verdade, no entanto, a possibilidade disso ocorrer não está distante. As avaliações ocorrem diariamente pelo Comitê Extraordinário Covid-19 para um possível retrocesso.

UTI

Na próxima semana mais 18 leitos de UTI serão inaugurados no Hospital e Maternidade São José. Com isso, o município passará a contar com 70 leitos clínicos e 28 leitos de UTI para o enfrentamento da pandemia.

Também na próxima segunda-feira ocorrerá reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 para análise e atualização do quadro na cidade e a necessidade de adoção de novas medidas.


 

 

 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!