Fato Real
Lafaiete

Potentes, conservados e bonitos: Lafaiete sedia a 3ª edição do Encontro de Veículos Antigos

 

É comum ouvir que carros são a paixão dos brasileiros. E os antigos, então, são o xodó de fãs, apaixonados e colecionadores, que neste fim de semana irão se reunir no 3º Encontro de Veículos Antigos de Conselheiro Lafaiete. Com organização do Clube Garagem Antiga, a edição deste ano, neste sábado e domingo (15 e 16) acontece no Parque de Exposição Tancredo Neves e conta com apoio da prefeitura municipal e da Associação Mineira de Antigomobilismo (AMA).

Boas condições de conservação e tempo de fabricação acima de 25 anos são critérios para a inscrição dos veículos antigos. Além disso, os interessados em expor suas máquinas deverão doar um quilo de alimento não perecível, exceto sal, ou agasalho, ou qualquer quantidade de óleo de cozinha usado.

Para este ano, a expectativa é reunir por volta de 550 antigomobilistas vinculados à AMA, que conta com mais de 200 clubes em Minas Gerais. Já o público, conforme Renato Mesquita, membro da organização, estima-se que deverá ficar entre 2 mil e 3 mil visitantes. A segunda edição, realizada em 2017, contou com a participação de 488 automóveis e visitação entre 1,8 mil e 2 mil pessoas.

Opções de lazer

Uma das novidades deste ano é o Espaço Mulher, que contará com estandes com diversos produtos para compras e o desfile Pin Up da garota anos 1970.

Renato Mesquita observa que nos eventos anteriores o público feminino ficou deslocado no ambiente, e este ano a organização entendeu a importância da presença e participação delas. “O desfile Pin Up é aberto para mulheres de todas as idades. Não é uma competição. Não é desfile de beleza. É um desfile descontraído, com critérios na elegância dos anos 1970.”

A estrutura também irá contar com praça de alimentação, 600 metros quadrados de playground para as crianças, com brinquedos infláveis e outros, e mercado de pulgas.

Os horários de acesso ao evento serão das 14h às 21h no sábado, com música ao vivo a partir das 19h, e das 8h às 17h no domingo.

Para o acesso de visitantes, na entrada serão recolhidos os mesmos itens de doação exigidos para a inscrição dos veículos, que podem ser um quilo de alimento não perecível (exceto sal), agasalho ou qualquer quantidade de óleo de cozinha usado.

Todos os alimentos recebidos pela organização do Encontro serão distribuídos a instituições filantrópicas do município. Já o óleo de cozinha usado dará apoio à campanha AME João Miguel.

Renato ainda informa que haverá disponibilidade de horários extras de ônibus de circulação municipal para facilitar e viabilizar o acesso aos visitantes.

Galaxeiros

Durante a programação, no domingo, dia 16/06,o evento em Lafaiete receberá logo no início da manhã os participantes do 1º Encontro dos Galaxeiros das Gerais. O Galaxie, fabricado pela Ford entre 1967 e 1983, é considerado pelos antigomobilistas o maior ícone da indústria automobilística nacional e o carro mais luxuoso do Brasil.

CGA

José Célio preside o CGA de Lafaiete

O Clube Garagem Antiga foi fundado em Lafaiete no dia 10 de outubro de 2015 por um grupo de pessoas apaixonadas por veículos antigos.Atualmente, entre integrantes e participantes, o CGA conta com 235 membros, sendo 70% deles de Conselheiro Lafaiete, e 30% da região. O objetivo do Clube é preservar o acervo automobilístico histórico da região e de Minas Gerais e fomentar o conhecimento sobre automóveis antigos.

O antigomobilismo é uma atividade cultural de preservação do patrimônio histórico automotivo que se propõe a manter vivos comportamento, estilo de vida, estética e tecnologia de cada época de uma comunidade, região ou país.

Marco Antonio Junqueira
Jornalista

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!