Fato Real
Lafaiete

Pais procuram informação sobre mudança de escola e terão reunião com empresa Vale

Grupo buscou informações oficiais sobre a mudança de local da escola

O Fato Real acompanhou um grupo formado por diversas mães e um pai de alunos que passou a  tarde desta segunda-feira (09/03) percorrendo órgãos da prefeitura em busca de informações sobre o fechamento temporário da Escola Meridional como consequência de medidas de segurança implantadas pela companhia Vale. O motivo seria o risco de instabilidade em uma pilha de rejeitos de manganês existente nas proximidades do prédio da escola, situada no bairro Morro da Mina.

Secretário de Educação, Moisés Matias

Inicialmente, eles foram até a prefeitura, sem agendamento, e não tiveram  sucesso para encontrar o prefeito Mário Marcus.  No meio da tarde, acompanhados pelo vereador Fernando Bandeira (PTB), os pais se deslocaram à Secretaria Municipal de Educação, onde, foram recebidos pelo secretário Moisés Matias Pereira e o diretor da Escola Meridional, Albano de Souza Tibúrcio.

Basicamente, os pais de alunos ouviram do secretário a mesma posição manifestada pelo prefeito em vídeo gravado ainda no fim de semana: que tudo está sendo feito da melhor maneira possível, de modo a não prejudicar os estudantes. O diretor  demonstrou comprometimento para que os estudantes não sofram prejuízo maior que o inevitável  pelos dias sem aula.

Ambos  foram unânimes em dize que a Vale está à procura de um imóvel para acomodar provisoriamente os cerca de 600 alunos enquanto persistir a interdição à Escola Meridional. A ideia é que as novas instalações se localizem na própria região do Morro da Mina, próximo às residências dos estudantes. Contudo, se isso não for possível, a companhia se compromete a custear as despesas com o transporte dos estudantes. Em princípio, não se procura uma casa, por maior e mais ampla que possa ser, mas um espaço com estrutura  de um prédio escolar.

Reuniões

Diretor da Escola Meridional, Albano de Souza Tibúrcio

Nesta terça-feira (09), haverá reuniões gerais  com o prefeito Mário Marcus, o secretário da Educação,o diretor da escola,  representantes da Vale e os pais e responsáveis pelos alunos matriculados na Escola Meridional.  As reuniões, destinadas a tratar exclusivamente da situação da escola serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação, localizada à Praça Barão de Queluz, 114, centro, próximo à  Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Devido ao pouco espaço disponível, outras reuniões deverão ocorrer de acordo com a demanda de pais  em busca de  esclarecimentos.

Dia 10/03/2020
Pais de alunos do 5º ano ao 9º ano, às 9 horas
Pais de alunos da Educação Infantil ao 4º ano, às 14 horas.
Local: auditório da SEMED

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!