Fato Real
Lafaiete

Médicos de Lafaiete criam sistema de orientação online e gratuita sobre Covid-19

 

Em tempos de isolamento social, caso manifestasse sintomas parecidos com os do novo coronavírus, seria bom receber orientação de um médico sem precisar sair de casa? Esta alternativa inovadora começou a ser experimentada em Conselheiro Lafaiete e já chama a atenção. A ideia partiu de um grupo de médicos lafaietenses que buscavam um meio de acolher moradores da região que apresentem sintomas compatíveis com a COVID-19, para que não precisassem ir pessoalmente aos hospitais, expondo a própria saúde a risco e com possibilidade de contagiar outras pessoas. O aconselhamento à distância é feito por médicos voluntários que se revezam neste inédito plantão virtual.

A plataforma utilizada é o Instagram. Acessando a página @Covid_lafa, as pessoas relatam o que estão sentindo e são orientadas pelos especialistas de forma totalmente gratuita.  A iniciativa foi lançada no último dia 28/03 com a participação de seis médicos. Dois dias depois, mais de 20 profissionais já haviam se colocado à disposição ampliando os elos desta poderosa corrente responsável e humanitária.

Em entrevista ao Site de Notícias Fato Real, um dos idealizadores do projeto, Dr. Talles Eduardo Costa Alves Ladeira, contou que a mobilização, que começou de maneira modesta, cresceu vertiginosamente em pouco tempo; tanto, que o grupo de voluntários já deu assistência e orientou pessoas que estão morando até no exterior: “O projeto foi denominado “COVID Lafaiete” e, apesar de carregar o nome da nossa cidade, tem o propósito de orientar pessoas de qualquer lugar do país. Iniciamos o projeto no sábado, com o apoio de colegas de Lafaiete, e obtivemos uma resposta surpreendente: todo mundo abraçou a causa e passou a divulgá-la, possibilitando o crescimento da adesão de voluntários. Já fizemos o atendimento a pessoas em outros estados e fomos procurados até por brasileiros que vivem nos Estados Unidos”.

O médico explicou que tipo de público está se beneficiando das orientações virtuais: “Nosso foco são pessoas que apresentam sintomas leves e precisam de orientação. Os profissionais procuram acalmá-los, levando a eles conforto e paz porque, diante do que vem acontecendo no Brasil e no mundo, as pessoas ficam com medo, o que é natural. Nos sentimos gratos e felizes por poder estar ajudando a tanta gente de tantos lugares diferentes”.

Ajuda tecnológica

Talles Eduardo explicou que, do ponto de vista tecnológico, o projeto “COVID Lafaiete” começou de forma bastante amadora e o surpreendente crescimento da demanda, em breve, poderá não ser suportado pela página do Instagram. Por isso, ele lançou um apelo para que programadores digitais auxiliem na construção de um site dedicado exclusivamente às consultas online, expandindo ainda mais os canais de atendimento. “Precisamos de uma plataforma digital que possa alcançar mais pessoas. Quem puder aderir à causa oferecendo conhecimento tecnológico pode entrar em contato pelo instagran @talleseduardo6diz o médico.

Colique no link abaixo e ouça o pedido de ajuda tecnológica para melhorar o sistema. 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!