Fato Real
Lafaiete Política

Lojas de vestuário e outras poderão reabrir neste sábado em Lafaiete

Em participação na manhã desta quinta-feira (30/07) no programa institucional do Município,levado ao ar pela rádio Carijós, o prefeito Mário Marcus esclareceu pontos da reestruturação do programa “Minas Consciente”, feita pelo governo do estado a partir de respostas a consulta pública lançada na última semana. Ele disse que uma das principais mudanças é que as avaliações para avanço ou retrocesso nas ondas de flexibilização da atividade econômica (que agora são três: vermelha – a mais restritiva, verde – a intermediária, e amarela – a mais abrangente) serão feitas por cada microrregião de saúde e não mais considerando a macrorregião como um todo.

Dados de Lafaiete
Prefeito considera avanço como conquista/Arquivo

Os dados de Barbacena e São João del-Rei não vão mais interferir nos de Lafaiete, assim como nossos dados epidemiológicos deixam de influir para avanços e retrocessos de Barbacena e São João del-Rei. “A partir do próximo dia 06 de agosto, Lafaiete, Ouro Branco, Congonhas e os demais municípios vizinhos vão trabalhar com protocolos regionalizados para avanço ou recuo na flexibilização. Serão considerados os nossos dados epidemiológicos, sobre ocupação de leitos e outros fatores levados em conta pelos órgãos de saúde”, explicou.

Onda Amarela

A partir do próximo sábado 1º de agosto, ainda com base nos protocolos vigentes, a Macrorregião Centro-sul de Saúde, que inclui Lafaiete, avançará para a onda amarela em razão dos índices positivos de queda na contaminação pelo novo coronavírus e menor ocupação de leitos destinados a pacientes de COVID-19.

Com esta decisão, estabelecimentos comerciais que estão de portas fechadas há mais de quatro meses, como lojas de vestuário, papelarias, salões de beleza e barbearias, entre outros, poderão retornar às atividades. Mário Marcus comemorou o anúncio feito pelo governo estadual: “Ficamos muito felizes por ter dado nossa contribuição para que nossa cidade e a macrorregião de saúde na qual está inserida fizesse o dever de casa estruturando rapidamente sua rede hospitalar para que se pudesse agora anunciar este avanço tão importante”.

O prefeito disse que Lafaiete foi atendida em quase todas as reivindicações apresentadas à consulta pública aberta pelo programa “Minas Consciente”.

Lafaiete também solicitou que bares e restaurantes possam voltar a receber clientes para consumo de refeições e lanches, ainda que com horários reduzidos, o que poderá acontecer em breve, de acordo com o chefe do Executivo. Mário Marcus acrescentou que Lafaiete continua pleiteando que academias de ginástica passem a integrar ondas mais próximas da flexibilização para voltar a atender os clientes o mais rapidamente possível.

Novas regras

A partir do dia 6 de agosto, as cidades mineiras deverão seguir as regras do novo Minas Consciente. O plano passou por uma reformulação, após consulta pública que contou com 630 contribuições, para atender melhor às necessidades dos municípios mineiros.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!