Fato Real
Lafaiete

Hospital São José é pioneiro em MG e sétimo no mundo no uso de produto que pode recuperar paralisia

No dia 19 de outubro de 2019 deu entrada no setor de urgência do Hospital Maternidade São José (HMSJ) paciente de 30 anos do sexo masculino, vítima de acidente automobilístico na BR-040,com lesão raquimedular grave.A equipe médica de plantão providenciou a imediata estabilidade do quadro clínico do paciente.

Após rigorosa avaliação, constatou-se que o paciente se apresentava tetraparético. O resultado da Tomografia Computadorizada evidenciou fratura da vértebra C6 sobre C7, com compressão medular.  Em seguida, foi acionada a equipe de cirurgia de coluna coordenada pelo Dr. Eduardo Ayres Loschi e o  paciente foi submetido à correção cirúrgica da lesão em caráter de urgência.

Posterior ao sucesso da cirurgia, foi realizado contato com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pelo estudo de tratamento do Trauma Raquimedular completo com a aplicação da Polilaminina – produto sintético extraído da placenta humana, que vem apresentando capacidade de regenerar lesões de medula. Houve avaliação criteriosa do caso e o paciente foi considerado elegível para ser submetido à aplicação da medicação, sendo enquadrado em todos os critérios de inclusão necessários.

No dia 23 de outubro o HMSJ recebeu a visita da equipe de neurocirurgiões da UFRJ coordenada pelo Dr. Marco Aurélio Lima para a execução do procedimento, realizado com extremo sucesso.

Este caso foi o primeiro a ser realizado em Minas Gerais e o sétimo no mundo. A partir deste acontecimento o HMSJ se tornou referência para o estudo que está sendo realizado pela UFRJ.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!