Fato Real
Destaque Lafaiete

Gerdau abre 800 de vagas de trabalho para Lafaiete e região

Pela manhã houve grande movimentação no Sine de Lafaiete

Uma grande obra a ser executada pela Usiminas na área da Gerdau, em Ouro Branco, vai gerar centenas de empregos temporários na região. Conhecedores de que o cadastro dos interessados nas vagas aconteceria nesta segunda-feira 22/04, centenas de trabalhadores se dirigiram para o Sine de Lafaiete, ainda de madrugada Houve até quem dormisse na fila de ontem para hoje.

Gerente do Sine, Paulo Henrique

De acordo com o gerente do Sine (Sistema Nacional de Empregos) em Conselheiro Lafaiete, Paulo Henrique Rodrigues de Lima, a mão-de-obra está sendo recrutada para trabalhar na reforma do alto forno I da Gerdau Açominas: “Estão sendo oferecidas em torno de 800 vagas no setor de manutenção mecânica. A Usiminas, encarregada do serviço, espera movimentar o canteiro de obras já em maio”.

Conforme o gerente do Sine, o processo de contratações temporárias começou na manhã de hoje “Começamos a encaminhar os candidatos para as entrevistas e aqueles que forem aprovados já partem para a realização de exames médicos e ficam aguardando o treinamento na área da Gerdau, que vai acontecer, provavelmente, no início de maio. As vagas oferecidas são quase todas voltadas para o setor de manutenção mecânica: montadores, caldeireiros, encarregados de mecânica, eletricistas, pintores industriais, soldadores, maçariqueiros e outros”.

Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas

Ainda de acordo com Paulo Henrique Lima, as 800 vagas serão divididas entre moradores de Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas: “Este acordo vem sendo negociado desde 2017 pelo Sine e o prefeito Mário Marcus com as principais empresas da região: Gerdau, Vale, VSB, CSN e Ferrous. O prefeito solicitou que, quando houvesse a abertura das vagas, fosse dada prioridade a Lafaiete e cidades vizinhas. Desde então, as empresas entraram em consenso e estão priorizando a oferta de vagas para a região, como ocorreu no ano passado por ocasião da reforma do alto forno II da Gerdau. Desta vez, como as vagas estão sendo divididas com Congonhas e Ouro Branco, calculamos que, pelo menos, 270 trabalhadores de Conselheiro Lafaiete devem ser chamados”.

Obra

A projeção inicial da Usiminas é concluir a obra de manutenção no alto forno I da Gerdau dentro de 90 dias. Porém, segundo o gerente do Sine Lafaiete, Paulo Henrique Lima, este prazo pode ser ampliado para até cinco meses e não está descartada a hipótese de um recrutamento ainda maior de mão-de-obra: “A Usiminas lançou esta semana, nos três Sines da região, a primeira etapa das contratações visando à montagem dos departamentos administrativo e de recursos humanos, além do canteiro de obras propriamente dito. A expectativa é de que, na semana que vem, novas vagas possam ser abertas”, concluiu o gerente do Sine.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!