Fato Real
Lafaiete

Escolha do São Camilo para hospital de campanha foi técnica

Hospital vai atender casos de covid-19

 Desde a semana passada, o São Camilo vem sendo preparado para funcionar como hospital de campanha, dedicado exclusivamente ao tratamento dos pacientes do novo coronavírus em Conselheiro Lafaiete. A escolha foi feita em consenso pela Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com o presidente do Conselho, Roberto Sant’Ana, a escolha do São Camilo levou em conta entre outras questões técnicas, a localização central do hospital, a maior oferta de quartos individualizados e a rede de tubulação, facilitando o isolamento e a instalação de respiradores artificiais.

Os recursos para reforma, manutenção e adequação das instalações do hospital São Camilo às circunstâncias especiais que motivaram a requisição virão de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados pelo Ministério Público do Trabalho com empresas de grande porte da região. A Gerdau, por exemplo, se encarregou dos reparos no telhado, condição indispensável à desinterdição de diversos leitos que poderão ser destinados aos pacientes que necessitem de cuidados especiais.

Conselheiro de Saúde, Roberto Sant’Ana

Roberto Sant’Ana lembrou que, antes que se comece efetivamente a  montagem do hospital de campanha, é preciso fazer a transferência dos pacientes de outras patologias, atualmente em tratamento no São Camilo, para a ala do hospital Queluz reservada para recebê-los provisoriamente.

O presidente do Conselho de Saúde fez questão de frisar que a transformação do São Camilo em hospital de campanha, destinado unicamente a pacientes da COVID-19, não acarretará despesa extra ao Município, já que as acomodações foram cedidas sem custos pela administração da instituição. Roberto Sant’Ana acrescentou que o Conselho Municipal de Saúde acompanha atentamente a adoção de todas as providências e o Município, futuramente, terá que prestar ao órgão contas de todas as ações emergenciais que estão sendo implementadas agora.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!