Fato Real
Lafaiete

Comércio de Lafaiete continua fechado, mas prefeito não descarta flexibilização de medidas nos próximos dias

Na manhã desta sexta-feira (27/03), o prefeito de Conselheiro Lafaiete recebeu em seu gabinete os  presidentes do Sindicato das Empresas do Comércio Varejista (SINDCOMÉRCIO), Bento Oliveira; o diretor da Associação Comercial de Conselheiro Lafaiete, Kennedy Neiva; o presidente em exercício da Câmara de Dirigentes Lojistas, Edivaldo Tereza; e o presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo Resende. No encontro, que também contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo, serviu para  discutir com os representantes do comércio local as consequências sentidas ao término de uma semana desde o fechamento das lojas e demais estabelecimentos devido ao risco representado pela pandemia de coronavírus.

Quarentena mantida

Mário Marcus reiterou que, apesar da legítima preocupação dos comerciantes, o Município continuará seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e vai manter a quarentena pelo período  inicial de 14 dias. Deste modo, conforme estabelece o Decreto Municipal, o prazo inicial de recolhimento se estenderá até  o próximo dia 05 de abril. Enquanto isso, o comitê de enfrentamento ao novo coronavírus permanecerá reunido e voltará a conversar com o segmento comercial.

O prefeito não descartou a possibilidade de estabelecer datas e critérios para a retomada gradativa da atividade comercial com total respeito às determinações sanitárias. Tais procedimentos, segundo Mário Marcus, precisam estar aliados com as prefeituras de Congonhas, Ouro Branco e outras cidades próximas, a fim de que decisões unilaterais não provoquem o fluxo de pessoas entre municípios onde a quarentena não tiver sido flexibilizada.

Manifestações

Em algumas cidades da região ocorrerão neste sábado (28) manifestações pedindo a reabertura do comércio. È o caso de Ouro Branco, onde uma carreata está prevista às 10h. A organização vem sendo feita pelas redes sociais e trem apoio da CDL daquela cidade, segundo vídeo publicado em sua rede social oficial pelo presidente,  Felipe Meireles.

Também em Barbacena ocorrerá uma carreata com os mesmos propósitos, no mesmo dia e  horário.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!