Fato Real
Lafaiete

Começa hoje etapa nacional do FACE 2019

Começa nesta quarta-feira (17/07) a etapa nacional do XIX Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete. Ontem, chegou ao fim a fase regional do evento.

Grupo do CRAS de Queluzito em cena

Na fase regional, destaque para apresentação de novos grupos formados nas cidades vizinhas. O coordenador do FACE, Geraldo Lafayette, explicou que as caras novas em cena refletem o sucesso da iniciativa de promover a inserção social através do teatro: “Estamos colocando profissionais do teatro nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). Peças trazidas por Queluzito, Cristiano Otoni, Carandaí e até Congonhas foram produzidas nos CRAS. São pessoas que fazem teatro e agora estão ministrando oficinas para resgatar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social através da arte. Por meio do Circuito Minas de Teatro, estamos ajudando estes grupos a realizar pequenos eventos e incentivando os professores a irem até às cidades para mostrar que, além de um ótimo divertimento, o teatro pode ser uma ocupação sadia para crianças, jovens e idosos”.

O coordenador esclareceu os motivos de Lafaiete, mesmo com a qualidade de seus atores, não participar da fase nacional do FACE, que começa hoje.

“Quando se inscreve, o grupo escolhe a etapa em que quer participar. Mas, Lafaiete é organizadora do evento e receber na cidade mais de 600 pessoas neste período exige da gente dedicação exclusiva; por isso, para ficarmos mais livres na fase nacional, nos apresentamos na etapa regional. Por outro lado, se entrássemos com todos os nossos espetáculos, ocuparíamos o espaço de outras cidades. Isso nada tem a ver com a qualidade de nossas peças; tanto que, quando nos apresentamos fora, levamos nossos espetáculos para as fases nacionais dos festivais”.

“Mundo Cênico” de Perdões (MG) se apresenta na sexta-feira em Lafaiete

Por fim, o coordenador do Festival de Teatro saudou os convidados que estão chegando para a festa da arte em que se transformou o FACE, um dos mais respeitados festivais de Minas e do Brasil: “Iremos exibir 80 espetáculos na fase nacional, que se estende desta quarta-feira até o próximo domingo. São grupos que se inscreveram dos quatro cantos do país e agora vêm compartilhar conosco talento e arte na beleza de suas apresentações. Esperamos que o público se divirta, prestigie os espetáculos e, acima de tudo, acolha com carinho nossos visitantes, que chegam para agitar culturalmente a cidade. Sejamos todos bem-vindos à fase nacional do XIX FACE!”, concluiu Geraldo Lafayette.

Programação

Na tarde desta quarta-feira acontece a abertura oficial do FACE 2019. A cerimônia ocorre  em frente à prefeitura e todos estão convidados.

O FACE tem apoio do Fato Real. Acompanhe em nosso portal a programação diária e nossa cobertura na galeria de fotos.


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos nos locais de cada espetáculo  pelo valor de R$ 5,00 ou antecipadamente no Museu Antônio Perdigão. Outra opção é a aquisição do abadá por R$ 20,00, que dá acesso livre a todas as apresentações da programação do FACE 2019.

A programação impressa está disponível na Casa do Teatro, no Museu Antônio Perdigão e no Solar Barão de Suaçuí.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!