Fato Real
Lafaiete

Com isolamento social baixo Lafaiete reforça fiscalização

Fiscais estiveram na praça Getúlio Vargas na manhã de hoje

 

Desde o último sábado 27/06 quando começou a valer o recuo para a onda verde do programa “Minas Consciente”, fiscais do município estão nas ruas para fazer valer a determinação de que somente os estabelecimentos classificados como essenciais continuem atendendo aos consumidores.

O prefeito Mário Marcus reforçou que as abordagens são educativas, mas o desrespeito às normas acarretará o pagamento de multa pelo comerciante em situação irregular: “Assumimos a defesa do comércio e entendemos que a economia de Lafaiete sobrevive da atividade comercial e da prestação de serviços, mas não podemos nos descuidar da saúde. As duas questões têm de ser analisadas juntas. A população precisa fazer a sua parte, contribuindo para o maior isolamento social possível, para que possamos defender a abertura do comércio sem causar riscos à cidade”, justificou o prefeito, que vem alertando sobre a baixa taxa de isolamento social na cidade, apontado como um dos motivos para o recuo à onda verde do programa “Minas Consciente”.

Nesta manhã e começo de tarde de segunda-feira uma equipe de fiscalização, acompanhada de guardas municipais passaram por diversos estabelecimentos orientando os lojistas.  Comerciantes ainda demonstram dúvidas sobre quais estabelecimentos podem funcionar.

Praças

PM e Guarda Municipal na Praça do Cristo

}Um dos locais mais visitados de Conselheiro Lafaiete, a Praça do Cristo, no bairro Santa Efigênia recebeu atenção especial para evitar aglomerações.

A praça é palco de práticas esportivas individuais como as caminhadas, mas também de coletivos como vôlei, peteca e outros, o que é desaconselhável neste momento de pandemia por causa da proximidade das pessoas.

Mesmo  isolado com fita brinquedo é usado

Inicialmente as quadras foram isoladas com fitas zebradas e faixas colocadas no local. Posteriormente os equipamentos de ginástica também foram lacrados, assim como a escadaria que dá acesso à estátua do Cristo. Neste domingo poucas pessoas fizeram caminhadas no local e os quiosques permaneceram fechados. Outras praças da cidade também estão sendo fiscalizadas para evitar aglomerações.

A Polícia Militar também está atuando  nas ruas para coibir aglomerações e orientar quem for flagrado andando sem máscara em vias públicas. O trabalho será de orientação podendo, em determinados casos, ser acionada a fiscalização dependendo da legislação de cada município. A ideia é  orientar e conscientizar a comunidade sobre a importância de cumprir as medidas no combate à Covid-19.

Leia também: Descumprimento de decreto de isolamento pode gerar denúncias criminais e administrativas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!