Fato Real
Lafaiete

Ação pelo direito de pessoas com deficiência vai mostrar que essa vaga não é sua

Entre 8h e 11h deste sábado 08/06 a avenida Pref. Telésforo Cândido de Rezende, em Conselheiro Lafaiete, será palco de uma campanha educacional para a sensibilização de motoristas quanto ao uso inadequado de vagas de estacionamento destinadas a pessoas idosas e com deficiência.

Sob coordenação do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, a ação prevê distribuição de panfletos e fixação de faixas educativas com mensagens. Segundo os organizadores a proposta pretende conscientizar a população lafaietense da necessidade de respeitar estas vagas para proporcionar melhor qualidade de locomoção para estas pessoas.

Diego Tonussi da Loja Maçônica Estrela de Queluz reforça que a proposta não tem conotação política e conta com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Tráfego (DMTT), lojas maçônicas de Lafaiete e da Ordem DeMolay.  “Também irá contar com a participação dos bonecos gigantes da Polícia Militar na distribuição dos panfletos, juntamente com membros do Conselho de Pessoas com Deficiência  e da Ordem Internacional Filhas de Jó do município”.

A resolução 304 de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê que 2% de todas as vagas devem ser reservadas a pessoas portadoras de deficiências ou com dificuldade de locomoção, e, conforme a resolução 303 de 2008, 5%, aos idosos. Estacionar em vagas reservadas a idosos ou pessoas com deficiência é infração gravíssima e pode gerar multa, remoção do veículo e incluir sete pontos no prontuário da CNH.

Marco Antônio Junqueira
Jornalista

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!