Fato Real
Destaque Lafaiete

Ministério Público apoia comunidade na busca de informações junto à Vale Manganês

Populares e MP se reuniram

Cumprindo o que fora previamente agendado, os promotores Glauco Peregrino e Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara receberam nesta quinta-feira 31/01, uma comissão representativa dos moradores da região de Água Preta e dos bairros Morada do Sol, Manuel de Paula e Morro da Mina, todos situados próximo empresa Vale Manganês. Diante dos relatos de apreensão e insegurança das famílias, o Ministério Público de Conselheiro Lafaiete apresentou à comissão aspectos abordados em processo judicial instaurado sobre a barragem, os mesmos detalhados em nota oficial distribuído esta semana à imprensa, entre eles audiência judicial na segunda Vara Cível, que terá a participação de representantes da Vale, da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e do governo de Minas Gerais.

Os promotores informaram ainda que vão visitar a barragem na próxima quinta-feira (08/02) acompanhados por um técnico designado pela Agência Nacional de Mineração. Na tarde deste mesmo dia o Ministério Público

Reunião

Moradores voltarão a se reunir nesta sexta-feira

As informações repassadas pelo Ministério Público e as providências que estão sendo adotadas serão informadas à comunidade em nova reunião marcada para esta sexta-feira às oito da noite no bairro Morro da Mina.

De acordo com o líder comunitário Wiladerlan Alves de Souza Júnior, serão convidados a participar do encontro e reforçar os esclarecimentos aos moradores representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), da Escola Meridional e Defesa Civil. A ideia é tranquilizar a população diante da estabilidade a bacia de contenção de rejeitos sólidos assegurada pela própria Vale Manganês a políticos e autoridades que visitaram a empresa ao longo da semana.

Convite

A Comissão formada pelos representantes de discussão sobre barragens da Vale Manganês convida a todos os moradores do bairro Morro da Mina e  adjacentes para reunião que acontecerá hoje 1º de fevereiro às 19:30 na Capelinha São José para esclarecimentos sobre os assuntos discutidos junto a Promotoria de Justiça de Conselheiro Lafaiete e visita do representante do CODEMA a Vale Manganês. Teremos a presença do Secretário da Defesa Civil, do diretor da Escola Meridional Sr. Albano, representantes do CODEMA e demais órgãos envolvidos no interesse de esclarecimentos sobre a situação da Vale Manganês. A presença dos populares é de extrema importância, segundo a comissão.

Leia também: Moradores buscam informação sobre barragem em Lafaiete e serão recebidos pelo MP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!