Fato Real
Gerais

Universitários prestarão consultoria gratuita sobre gestão de risco para empresários de Lafaiete

Os estudantes vão diagnosticar problemas e apontar melhorias específicas para cada negócio

Salões de beleza, barbearias, lanchonetes, confeitarias, e empresas dos ramos da moda e de matérias metálicos já estão na lista dos primeiros ‘clientes’ que serão atendidos pelos universitários. Iniciativa da Una Lafaiete, que integra a Ânima Educação, o projeto vai conectar alunos da instituição de ensino com a realidade do mundo empresarial.

Pela proposta, estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de RH e Marketing da Una, sob coordenação de professores, vão prestar consultoria online gratuita para empresas locais, com foco na Gestão de Risco Empresarial, de acordo com as normas da ISO 31000. “Cada consultoria será feita sob medida. Vamos compreender cada negócio, a gestão dele, e a partir daí, apresentaremos propostas de melhorias nos processos da empresa em questão”, explica o professor Sérgio Moreira, um dos coordenadores do projeto.

De acordo com a professora Christiane Ronceti, que também está na coordenação da consultoria, para traçar o diagnóstico das empresas atendidas, os alunos terão a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula sobre gestão de empresas. Durante 60 dias, eles vão analisar fluxo de caixa, controle e análise de estoque. E em seguida, vão apresentar soluções para ajudar a diminuir os riscos dos negócios. “Nada mais atual, em época de reclusão em decorrência do COVID19, que trouxe novos desafios para as empresas e faturamento minimizado. E nessa troca entre alunos e empresários, todos vão aprender e crescer”, comenta a docente.

Mesmo com a pandemia e os atendimentos previstos para acontecerem de forma remota, a instituição de ensino já planeja expandir o projeto. “Vamos analisar os resultados de acordo com o feedback das empresas parceiras que vão passar pela consultoria. Se tudo der certo, poderemos ampliar o atendimento no segundo semestre para contemplar e ajudar a desenvolver mais negócios locais”, ressalta Alan Lima, gerente da Una Lafaiete.

Nesta fase inicial do projeto, os empreendedores que vão contar com a consultoria gratuita da Una foram convidados pelos próprios alunos do curso de Administração.

São empresários que neste momento complicado, decorrente da pandemia, perceberam a necessidade  de buscar orientações qualificadas sobre gestão e de  ter a análise de risco dos seus negócios como forma de atravessar a crise e minimizar impactos.

Para adesão futura de outras empresas, a instituição de ensino vai lançar um edital de seleção que será divulgado assim que forem definidos os critérios.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!