Fato Real
Destaque Gerais

“Quem Ama Castra ” comemora 5 anos em Lafaiete com 15 mil castrações

O projeto “Quem Ama Castra” está completando cinco anos de implantação em Lafaiete. Prova do sucesso absoluto da iniciativa é que, neste período, mais de 15 mil animais foram esterilizados gratuitamente na cidade. Em entrevista ao Portal Fato Real, a veterinária Carla Sássi resumiu a trajetória do projeto, que acabou se tornando um programa municipal: “O projeto nasceu em 2013, quando o município estava respondendo a uma Ação Civil Pública por não fazer a castração dos animais de rua, prevista em lei desde 2006. Lançamos a iniciativa na gestão passada e ela continuou com total apoio no atual governo.

Desde março de 2014 o programa se tornou itinerante, depois que recebemos uma unidade móvel de castração e pudemos chegar aos bairros mais afastados da região central, onde funciona o Centro de Controle de Zoonoses. O projeto inicial deu origem ao Programa Municipal de Castração e Controle Populacional Ético de Cães e Gatos. O serviço é extensivo a toda a população de Lafaiete e oferecido gratuitamente, inclusive na zona rural.”

Carla Sassi destacou que Lafaiete é o único município brasileiro a contar com um programa itinerante de castração animal que atende às localidades rurais. A veterinária conta o que mudou nestes cinco anos de trabalho: “Percebemos, principalmente, a mudança no comportamento das pessoas, que, a princípio, se mostravam bastante desconfiadas e não acreditavam na eficácia da castração animal oferecida gratuitamente. Elas tinham dúvidas quanto aos benefícios que a esterilização traria para seus animais. Com o sucesso do projeto essa reserva foi sendo vencida gradativamente.”

Comemoração

Semana foi de comemoração

Para assinalar o quinto aniversário do projeto “Quem Ama Castra”, todos os animais esterilizados esta semana voltaram para casa mordiscando um petisco e levando o adesivo do programa como lembrança. Nesta sexta-feira (15) foi feito o sorteio de brindes, tanto para os animais, quanto para seus tutores.

Protetores e ativistas que atuam no projeto desde o inicio

O projeto “Quem Ama Castra” é desenvolvido em parceria pela ALPA (Associação Lafaietense de Proteção aos Animais), organização não-governamental cuja diretoria tem a veterinária Carla Sassi como membro, o Ministério Público, que contribui para a continuidade da iniciativa com a destinação de recursos oriundos de TAC’s (Termos de Ajustamento de Conduta) e a ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental), responsável pela intermediação dos repasses financeiros para compra de material e contratação de profissionais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!