Fato Real
Gerais

Nesta quarta tem protesto contra cortes do governo na Educação


A comunidade estudantil está se mobilizando, também em Conselheiro Lafaiete, contra o bloqueio pelo Ministério da Educação de recursos destinados ao ensino superior. O corte anunciado deve comprometer a continuidade e o funcionamento de instituições que oferecem ensino superior gratuito, como o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Diante da preocupação nos institutos federais de ensino, ganha força uma mobilização nacional de alunos, professores e funcionários de universidades e escolas de ensino técnico.

Nesta segunda-feira (13/05), dezenas de alunos, professores e funcionários se uniram num abraço à sede do IFMG em Lafaiete.

Cursando mecânica no IFMG em Lafaiete, a estudante Clara Borges, em entrevista à Rádio Carijós  resumiu a apreensão que tomou conta da comunidade acadêmica: “Inicialmente, a manifestação foi feita pelos alunos, tanto nos campi do IFMG como de todos os institutos federais espalhados pelo Brasil. Nesta segunda, nós alunos viemos vestidos de preto em sinal de luto e o diretor leu um texto enviado pelo CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Postamos vídeos do protesto nas redes sociais e alcançamos uma grande repercussão”.

Segundo Clara Borges, o protesto desta segunda-feira foi apenas a largada de uma série de manifestações que continuarão ocorrendo também em Lafaiete: “Os alunos do nosso campus estão mobilizados para percorrer as ruas de Lafaiete contra os cortes de verbas feitos pelo governo. A intenção de Brasília é tirar verbas do ensino superior e também dos cursos técnicos para priorizar a educação básica. Mas os institutos federais também oferecem educação básica, já que mantêm cursos profissionalizantes com índices de aprovação gigantescos. Portanto, o corte de verbas não faz sentido”, afirmou a estudante.

Em Congonhas também houve manifestação nesta segunda-feira.

Protesto

Para esta quarta-feira (15) estão previstos paralisações e protestos em todo o país, contra o corte de recursos para o ensino superior. Em Lafaiete a manifestação terá concentração a partir de 9h na Praça da Rodoviária.

Alunos da Escola Municipal Doriol Beato, levaram para casa a informação de que não haverá aula nesta quarta-fera em apoio ao movimento.  A Escola  Estadual Monsenhor Horta também aderiu à manifestação

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!