Fato Real
Gerais

Moto bate em animal na estrada e condutor fica gravemente ferido

Mais uma vez Lafaiete acompanha apreensiva  um caso de irresponsabilidade e negligência pro parte de donos de animais que insistem em deixá-los soltos em vias colocando em risco a vida de pessoas.

Acidente deixou motociclista em estado grave

Na noite deste sábado 07/09 ocorreu um acidente na MG-482 estrada que liga Lafaiete a Itaverava, e palco de repetidos casos como este.  Desta vez, próximo aos Almeidas houve um choque entre uma moto e gado. Três bovinos estavam às margens da estrada e um deles invadiu a pista sem dar chances para o motoqueiro desviar.

A Polícia Militar e o SAMU foram acionados. O motoqueiro Jair Egg Costa,  foi atendido ainda na via, inconsciente e levado ao Hospital e Maternidade São José. Posteriormente foi transferido para a cidade de Barbacena em estado grave. Ele é comerciante e tem uma mercearia nos Almeidas (Mercearia Miranda)

Animal na pista

Animais na pista já provocaram graves acidentes

A vereadora Carla Sássi, referência em veterinária na cidade, foi mais uma vez acionada para acompanhar a situação. Demonstrando uma angústia e descrédito na solução de problemas como este, ela falou ao Fato Real. Carla diz ter perdido a conta de quantas vezes foi chamada para praticar a eutanásia em casos como este; o que entristece o profissional que luta pela vida dos animais. “O pior de tudo é a impunidade” diz.

Ameaça

Situação já foi denunciada na câmara

A presença de animais em vias públicas, principalmente na MG 482 é recorrente. Já foi denunciada várias vezes e discutida na câmara municipal de Lafaiete. Mas, efetivamente nada acontece com o proprietário. A própria veterinária afirma que já foi ameaçada por fazer denúncias e fiscalizações. “Ameaçam soltar meus animais para irem para a estrada também”. Carla diz ter em um curral na sua casa quatro animais que foram recolhidos por ela de situações de maus tratos. Ela relata ainda episódio em que após resgatar um animal ferido e doente que estava perambulando há dias pela estrada, teve sua propriedade invadida pelo dono para resgatá-lo após ele ter se recuperado.

Curral regional

Apesar do empenho de algumas autoridades o recolhimento de animais de grande porte não vem ocorrendo em Lafaiete por falta de um veículo adequando e de um curral regional, que deve ser construído via CODAP. Em janeiro de 2018 foi anunciada uma parceria entre a Gerdau e o Consócio Público para desenvolvimento do Alto Paraopeba – Codap, quando a empresa repassou uma área de 2,4 hectares (comodato com duração de 10 anos) e os perfis para a construção do curral regional, que seria construído próximo ao Centro de Referência de Agricultura Familiar em Territórios Mineradores.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!