Fato Real
Gerais

Hélcio Queiroz comemora escolha como homenageado do FACE 2020

Homenagem é uma coroação da dedicação e resistência cultural que mantemos, diz Hélcio Queiroz

O artista plástico Hélcio Queiroz revela que foi tomado por um misto de alegria e surpresa ao receber a notícia de que foi escolhido pela Casa do Teatro como homenageado na XX edição do Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, cuja realização está confirmada para o mês de julho. Embora nunca tenha trabalhado diretamente com o teatro, Hélcio é espectador assíduo do FACE e lembra que acompanha as peças desde a primeira edição do festival, em 1999, quando a plateia era formada, quase que exclusivamente, pelos próprios grupos artísticos que se apresentavam.

A trajetória profissional de Queiroz é inteiramente voltada para as manifestações culturais de Conselheiro Lafaiete. Formado há 25 anos em design gráfico pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o artista plástico retornou à cidade natal, onde fundou, em 1999, a AMAR (Associação de Moradores dos Bairros Albinópolis e Angélica). A entidade, presidida atualmente por Queiroz, é equipada com uma biblioteca comunitária onde, além da leitura, os moradores e a população lafaietense em geral têm acesso a cursos livres de arte e artesanato.

Hélcio Queiroz também é idealizador do “Projeto Gentileza”, no qual atua ministrando gratuitamente aulas de grafite e mosaico. O projeto ornamenta os muros dos dois bairros reunidos na associação com obras em grafite e mosaico produzidas coletivamente pelos próprios alunos sob orientação do professor.

Em 2011, o trabalho criativo e inclusivo da AMAR atraiu a atenção do Governo Federal e a associação passou a ser reconhecida como ponto cultural pelo então Ministério da Cultura. As conquistas não pararam por aí. A história de luta da Associação de Moradores dos Bairros Albinópolis e Angélica foi documentada em livro, organizado e escrito por Hélcio Queiroz, obra que se sagrou vencedora, no ano passado, do “Prêmio Nacional Culturas Populares”, oferecido pela Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.

Credenciado por tão vasta bagagem de contribuições aos diversos segmentos da cultura de Conselheiro Lafaiete, o artista plástico Hélcio Queiroz, ouvido pelo Portal de Notícias Fato Real, deixou transparecer uma justificada pontinha de orgulho pessoal pela homenagem que vai receber, em sua cidade, pelo festival local de teatro que viu nascer e que, hoje, alcançou o status de uma das competições cênicas mais prestigiadas do interior brasileiro: “Receber uma homenagem como esta feita pelo FACE é muito bom; tanto particularmente, porque faz um afago no ego da gente, como pelo aspecto social, já que reconhece a dedicação e resistência cultural que mantemos há tantos anos. A homenagem chama a atenção para a importância da arte e da cultura para todos nós. Aproveito para agradecer publicamente ao presidente, Geraldo Lafayette, à atual diretora, Graça Lemos, e a toda equipe da Casa do Teatro pela gentileza de terem escolhido a mim como homenageado no XX FACE”, declarou o professor e artista plástico Hélcio Queiroz..

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!