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Gerais

Consumidor tem os mesmos direitos em compras na Black Friday


Em Lafaiete algumas lojas abriram por volta das 6h hoje

Se você vai às compras nesta “Black Friday”, preste atenção às novas orientações repassadas pelo PROCON Municipal de Conselheiro Lafaiete através da gerente do órgão de defesa do consumidor, Mariana Mendes.

Conforme a especialista, a Lei assegura direitos fundamentais aos quais é preciso ficar alerta e exigir que sejam cumpridos: “Se adquirir um produto por telefone ou pela internet, o consumidor tem sete dias de prazo, a contar do fechamento da compra ou da data de entrega do produto, para desistir da aquisição; é o que a gente chama de prazo de arrependimento. Ao fazer o cancelamento dentro do prazo legal, não é preciso se justificar; basta entrar em contato com a empresa para que esta providencie o recolhimento do produto ou informe o código de postagem para que o próprio cliente o encaminhe aos Correios para devolução sem arcar com nenhum custo. A empresa terá que estornar todos os valores referentes à compra, incluindo o frete”.

Compra on line e entrega

Outro ponto fundamental é confirmar o prazo máximo de chegada do bem adquirido e, se possível, agendar o dia e a hora da entrega para que haja alguém em casa, maior de 18 anos, que possa receber a encomenda. Se houver demora na entrega, o cliente deve registrar a reclamação junto aos órgãos de proteção ao consumidor.

Ao receber em casa o produto que você comprou por telefone ou online, seja aproveitando a “Black Friday” ou em qualquer época do ano, a orientação do PROCON é, antes de dispensar o entregador, abrir a caixa e conferir se está tudo em conformidade com o pedido realizado. Se houver qualquer deformidade ou um simples arranhão, você pode recusar o recebimento e exigir a devolução imediata.

Outro problema citado por Mariana Mendes entre os que são recorrentes nas compras virtuais é a diferença entre o preço encontrado no carrinho e o que aparece na confirmação da compra: “Às vezes o site publica um preço e, depois que o cliente coloca o produto no carrinho, o valor que aparece é outro, mais alto. É muito importante que você confira os valores antes de fechar a compra e, se encontrar alguma disparidade, copie a tela da oferta para registrar reclamação junto ao próprio site ou no PROCON. Antes de finalizar a compra, também é prudente checar a reputação do site que você está visitando; existem várias páginas que atestam a idoneidade das empresas e indicam aquelas contra as quais há grande volume de queixas. Há uma grande quantidade de sites falsos, feitos para enganar o consumidor e é preciso ter o máximo cuidado”.

O Procon Lafaiete funciona à rua  Carijós, 123, atrás da Escola Domingos Bebiano, no bairro Rosário no horário de 10h às 16h. Telefone: (31) 3769-9010.

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