Fato Real
Espaço Livre

Projeto FDCL nas Escolas contribui com a formação de alunos cidadãos

A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), além de oferecer uma graduação de qualidade, se preocupa também em levar educação complementar aos alunos das escolas do município, através do projeto FDCL nas Escolas.

A iniciativa acontece desde 2012 e conta com a parceria de escolas de Conselheiro Lafaiete e região, bem como de pessoas e instituições que se disponibilizam a colaborar ministrando palestras. “O projeto ocorre mensalmente, ocasião em que a FDCL oferece um curso com duração de oito horas, e trata de assuntos que fazem parte da realidade dos jovens dentro das escolas, com o objetivo de colaborar com a formação dos estudantes do ensino médio e contribuir com o aprendizado que já recebem na instituição. Os cursos são oferecidos em uma linguagem acessível e visam complementar a formação que recebem”, explica o Professor Waidd Francis Oliveira, Coordenador de Curso, Pesquisa e Extensão da FDCL.

Projeto de Abril

O mês de abril já começou em clima educativo e o FDCL nas Escolas ocorreu no dia 4, quinta-feira. Nessa etapa do projeto, a FDCL recebeu, em seu Teatro, as seguintes escolas: Escola Municipal Luís Carlos Gomes Beato, juntamente com a Diretora Ana Marislene e Professoras Márcia Vieira e Raama Dutra; Escola Estadual General Sylvio Raulino, com a presença do Professor Fabrício; Escola Estadual Professora Noemi Nogueira, com a presença das Professoras Regina e Taís. O evento também foi abrilhantado por um grande número de alunos e alunas dessas escolas.

A primeira palestra ficou a cargo de Izamara, Bruna e Matheus, alunos da FDCL que desenvolvem sob a orientação da Professora Lidiane, o projeto ECA nas Escolas. Em um segundo momento, a palestra foi proferida pelo Professor Waidd, com o tema “Colaborando com a minha escola”.

“É sempre uma festa receber os alunos na FDCL. Nos preparamos com muita antecedência para proporcionarmos um momento de aprendizado e confraternização. Os alunos interagem muito com as atividades oferecidas”, conta o Professor Waidd.
O Coordenador ainda comenta que esse é o mais novo Projeto de Extensão da Faculdade e que tem como objetivo incentivar os alunos a colaborarem com sua própria escola. “De forma coordenada pelos professores das respectivas instituições, a intenção é incentivar ações que possam transformar o local em que estudam e propiciar uma formação sobre cidadania aos estudantes”, conclui.

FDCL

O curso de Direito da FDCL iniciou as atividades em 1970, constituindo-se como a primeira Instituição de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete, sendo também uma das mais antigas do Estado de Minas Gerais.

“Os propósitos da FDCL são vários. Tendo em vista que o ensino superior se baseia no tripé ensino, extensão e pesquisa, são diversas as ações para mantermos e sempre aprimorarmos nossa qualidade e excelência no ensino”, ressalta o Professor Waidd.

Sabendo de sua responsabilidade enquanto instituição de ensino superior, que proporciona processo de formação da inteligência e também do caráter de futuros profissionais do Direito, a FDCL tem como missão, vocação e objetivos, proporcionar: Uma educação escolar de nível superior, fomentando o desenvolvimento humano e comunitário por intermédio da interação com a sociedade; formação de bacharéis no campo do saber jurídico, visando seu progresso intelectual, ético, cultural e social, pela aplicação da técnica e da ciência; e oferecimento de programas e cursos sequenciais, de graduação, pós-graduação e extensão, ao criar e manter serviços educacionais e assistenciais que beneficiem os estudantes, a comunidade acadêmica e a sociedade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!