Fato Real
Destaque

Segundo secretário de Saúde não há casos confirmados de Covid na VSB

A segunda vítima fatal da Covid-19 na cidade de Jeceaba é um senhor de 84 anos que já estava acamado antes mesmo de contrair o novo coronavírus.

A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Vinícius Gonzaga, ouvido na manhã desta quinta-feira (16/07) pelo “Boletim Coronavírus” da rádio Carijós. Segundo ele, o paciente foi hospitalizado em Jeceaba no dia 07 de julho, sendo transferido para Congonhas no dia seguinte, e veio a óbito no domingo passado, dia 12. Porém, o Município mantém a diretriz de só confirmar a ocorrência de morte depois da publicação no boletim estadual, razão pela qual só se pronunciou oficialmente na tarde desta quarta-feira.

Segundo o secretário, desde março, quando se agravou a pandemia no Brasil, a Prefeitura de Jeceaba vem adotando medidas rigorosas destinadas a deter o avanço do contágio pelo novo coronavírus.

Visitantes

Em parceria com a Polícia Militar, a Prefeitura ativou o Disque Denúncia para que os cidadãos reportem o fato, caso presenciem alguma aglomeração pública. Ainda assim, o secretário Vinícius Gonzaga admitiu que coibir reuniões informais não tem sido tarefa fácil, já que moradores dos grandes centros urbanos criaram o péssimo hábito de, em grupo, procurar cidades de menor porte, como Jeceaba, buscando opções de lazer e desrespeitando as regras da pandemia. Gonzaga explicou que as autoridades não têm como conter este movimento, pois não podem interferir no direito constitucional das pessoas de ir e vir.

VSB

Como sede de grandes empresas, os municípios da região se veem no centro de um dilema. Apesar de serem fundamentais à movimentação da economia, as indústrias de grande porte podem ser catalizadoras da disseminação do novo coronavírus em meio à população das cidades onde atuam. Em Jeceaba, o Poder Público acompanha a situação na unidade da Vallourec na cuidade,  que emprega grande parte da mão-de-obra da região. De acordo com o secretário Vinícius Gonzaga, nenhum trabalhador residente em Jeceaba foi contaminado até o momento e a companhia tem se mostrado muito cooperativa.

Para conter o risco de contágio, a VSB readequou a escala de trabalho nos setores administrativo e operacional e concordou em dobrar a frota para evitar que os ônibus circulem com número reduzido de colaboradores. Além disso, fez a doação à Associação Hospitalar de Jeceaba de equipamentos e insumos para combate e prevenção à COVID-19.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!