Fato Real
Destaque

Queluzito sedia encontro das três maiores associações de municípios da região

Acontece em Queluzito nesta sexta-feira (10/05) encontro que reunirá três das maiores entidades representativas dos municípios de Minas Gerais: AMALPA, AMMA e AMVER. As associações decidiram unir forças para participar ativamente da elaboração e do cumprimento de políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento das três regiões, que têm em comum realidades bastante parecidas.

Celinho, presidente da Amalpa e Claudionei Nunes

O secretário executivo da Amalpa, Claudionei Nunes, lembrou que, juntas, as associações presentes ao encontro desta sexta agregam mais de 70 cidades: “Até denominamos esta reunião de ‘O Grande Encontro – Juntos Somos Mais Fortes’. Somos três associações próximas: AMALPA (que reúne os municípios do Alto Paraopeba e Vale do Piranga), AMMA (Associação de Municípios da Mantiqueira, da região de Barbacena), e AMVER (que representa as cidades da região de São João del Rei). Há muito tempo a AMALPA tinha vontade de unir estas três associações, das quais os municípios fazem limites entre si. Quando se fala em planejamento estratégico de desenvolvimento regional, logo a gente se lembra do Triângulo Mineiro, sul e norte do estado, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por isso esta reunião é de extrema importância para a integração e o fortalecimento de nossas três regiões”.

Claudionei Nunes destacou os pontos de convergência que aproximam AMALPA, AMMA e AMVER: “Lafaiete está próximo da Grande BH, mas não faz parte dela, assim como São João Del Rei está no caminho para o sul de Minas, mas não integra aquela região, e Barbacena está perto de Juiz de Fora sem pertencer à Zona da Mata. Por isso acabamos ficando com as sobras de lutas políticas de associações das quais não fazemos parte. Estas três associações querem discutir conjuntamente com os governos estadual e federal um planejamento estratégico que defina uma política voltada para nossa região”, explicou o secretário executivo da AMALPA.

Em Queluzito

Senador Rodrigo Pacheco

A reunião conjunta entre AMALPA, AMMA e AMVER acontece a partir das 9h desta sexta-feira em Queluzito, cidade administrada pelo prefeito Célio Pereira, presidente da AMALPA..

Os três senadores mineiros foram convidados para o encontro, mas apenas Rodrigo Pacheco (DEM) confirmou presença até o momento. Os prefeitos devem entregar ao parlamentar um documento, elaborado em conjunto pelas cidades da região, reivindicando obras urgentes na BR-040. O objetivo do documento é demonstrar aos órgãos competentes a preocupação dos gestores com a grave situação da rodovia, palco de acidentes constantes, a maioria fatal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!