Fato Real
Destaque

PROCON dá dicas e alerta sobre Black Friday

Esta sexta-feira 29 de novembro  será marcada pela “Black Friday”.  Para aproveitar a tão esperada oportunidade de fazer compras com descontos atrativos, o consumidor precisa estar atento. Por isso, fomos em busca de dicas do PROCON de Conselheiro Lafaiete.

A maioria dos estabelecimentos comerciais de Lafaiete aderiu à “Black Friday” e opções de compra não devem faltar para o público da cidade e região. Este ano o Sindcomércio incentivou seus associados a aderirem a campanha e as lojas participantes são identificadas com cartazes. Contudo, a gerente do PROCON Municipal, Mariana Mendes (foto), aconselha cautela na hora de adquirir produtos e serviços: “A primeira orientação é que o consumidor se programe antes de fazer a compra, avalie se precisa realmente daquele produto ou serviço, para não adquiri-lo por impulso. Deve também analisar a própria situação financeira a fim de não contrair uma dívida que venha a pesar futuramente no orçamento. É preciso separar os itens de que você realmente precisa e que esteja em condições de comprar. Observar a situação financeira a médio e longo prazo é fundamental. Devemos ter em mente que o Ano Novo chega com muitas despesas a serem pagas, como IPVA e compra do material escolar, por exemplo”.

Promoção maquiada

Outra recomendação preciosa feita pela gerente do PROCON é como acompanhar e comparar os preços dos produtos para fechar o melhor negócio: “Depois de fazer uma relação do que deseja comprar, o ideal é fazer o acompanhamento prévio dos preços. Uma das principais reclamações que chegam aos PROCONs é sobre a chamada maquiagem de valores; os fornecedores vão aumentando gradativamente os preços para, quando chegar a “Black Friday”, dizer que estão dando 50% de desconto e aplicar o valor que já existia dois meses atrás. Para não ser enganado, principalmente nas compras online, é preciso gravaras telas e, se perceber a manobra, registrar a reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor”.

Se a compra for feita em lojas físicas, a dica do PROCON Municipal é tirar fotos das vitrines e dos folhetos e, posteriormente, comparar as ofertas anunciadas. Se houver uma disparidade muito grande de preços, os órgãos de proteção ao consumidor devem ser acionados.

Na próxima reportagem, a gerente Mariana Mendes vai destacar os direitos dos clientes, como tempo máximo para desistir da compra e como fazer a troca do produto adquirido.

O Procon Lafaiete funciona à rua  Carijós, 123, atrás da Escola Domingos Bebiano, no bairro Rosário no horário de 10h às 16h. Telefone: (31) 3769-9010

Leia também:  Lojas de Lafaiete aderem à Black Friday.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!