Fato Real
Destaque

Prefeitura de Congonhas distribui máscaras em bairros da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde informa que até as 11h deste sábado, 6 de junho, 40 casos de Covid-19 haviam sido confirmados em Congonhas. Cinco casos confirmados de Covid-19 já receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.

Foram notificados 2074 casos prováveis de infecção pelo coronavírus. Esse número se refere às pessoas que procuraram o call center ou os serviços de saúde com sintomas de febre e/ou qualquer sintoma respiratório.

Desses, estão sendo monitorados 323 casos da doença. Já foram descartados 1638, baseado em critério clínico ou encerramento do período de monitoramento. Outros 108 foram descartados por meio de resultado de exame negativo.

Um óbito foi confirmado por Covid-19. Quatro foram descartados.

Máscaras

Para proteger os congonhenses e conter a proliferação do coronavírus em Congonhas, a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido diversas ações. Entre elas, está a distribuição de máscaras de proteção em todos os bairros da cidade. O trabalho já era feito na região central. O uso do equipamento é obrigatório no município.

As agentes comunitárias de todas as Unidades Básicas de Saúde entregam o item nas casas dos moradores e nas ruas. Além disso, orientam sobre outros cuidados a serem tomados, como higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e distanciamento físico de, no mínimo, 1,5 m.

Na região central, as profissionais também ajudam a organizar as filas. No terminal rodoviário, aferem a temperatura dos passageiros. Esse mesmo trabalho é realizado na Feira do Produtor Rural, que funciona às sextas e aos sábados.

Enfrentamento ao coronavírus

Além do incentivo constante ao isolamento domiciliar e distanciamento social, uma das primeiras medidas de prevenção e mitigação que a Secretaria de Saúde adotou foi a criação do serviço de call center para atender e orientar pacientes que estão com sintomas relacionados à Covid-19.

Antes de procurar os serviços de saúde de Congonhas, a população deve ligar para os números 3732-1919 ou 3732-1948. O atendimento acontece todos os dias, das 7h às 20h.

Equipes formadas por agentes da Vigilância Sanitária, fiscais de Obras e Posturas e guardas municipais fiscalizam o comércio, orientando os comerciantes sobre as normas que devem ser cumpridas para o funcionamento, conforme os Decretos Municipais.

Três vezes por semana, a Secretaria de Obras realiza limpeza de ruas, abrigos de ônibus e outros espaços públicos.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!