Fato Real
Destaque

Mudanças de postura e mobilizações traçam novos rumos para a saúde de Lafaiete

Ventos de otimismo e esperança começam a arejar o setor de saúde pública de Conselheiro Lafaiete, que parece estar deixando para trás um período turbulento pelo qual passou nos últimos meses.

Nova secretária vem recebendo elogios

Um sinal da chegada de novos tempos foi a reunião mensal, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, na qual não faltaram congratulações e elogios à recém-empossada secretária municipal de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo. Um dos indicadores deste novo momento, apontados pelo presidente do Conselho, Roberto Sant’Ana, foi o atendimento a requerimentos feitos pelo órgão que aguardava respostas há mais de um ano, até então sem sucesso. Conforme ressaltou Sant’Ana, esta desburocratização facilitará  ao conselho o cumprimento das atribuições que lhe competem. O órgão demonstrou grande confiança em que, finalmente, a nova secretária conseguirá restabelecer a ordem e o bom funcionamento da saúde no Município.

 Um milhão de reais

Reunião do Conselho Municipal de Saúde

Também veio do Conselho outra boa notícia para o setor. Na reunião de junho, foi comunicada a aprovação do plano de ação para a reposição pela prefeitura aos cofres do Fundo Municipal de Saúde no valor de R$ 1 milhão. A ação é antiga e se refere à reposição de recurso da atenção básica usada de forma indevida, percebido pelo CMS durante análise da prestação de contas do período de 2008/2012.

Políticos

Glaycon destinou nova emenda parlamentar ao São Camilo
Glaycon destinou nova emenda parlamentar ao São Camilo

Paralelamente, políticos se movimentaram nos últimos dias nas esferas federal, estadual e municipal, atendendo ao apelo de instituições e entidades que dependem de recursos públicos para continuar prestando serviços à sociedade, em especial o Hospital São Camilo.

O deputado federal Lafayette Andrada (PRB) informa que por meio de emenda parlamentar, contempla com recursos três entidades de Conselheiro Lafaiete: o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente Nossa Senhora Menina, que receberá 35 mil reais para aquisição de bens de consumo; o Asilo Dr. Carlos Romeiro, para o qual foram destinados outros 35 mil reais para compra de bens de consumo; e o hospital São Camilo, contemplado com 80 mil reais que ajudarão a amenizar a grave situação financeira em que a entidade se encontra.

Comprovante de doação de Divino Pereira

A difícil situação do São Camilo, tornada pública pela presidente do Conselho Gestor do hospital, Filomena Cardoso, movimentou os meios políticos e começa a gerar efeitos positivos. O deputado estadual Glaycon Franco (PV), acaba de ter aprovada, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, emenda parlamentar de sua autoria que destina 100 mil reais à instituição; o dinheiro deverá estar disponível, levando em contra os trâmites burocráticos, na conta do hospital até o fim deste ano.

O vereador Divino Pereira (PSL), que se dispôs a fazer mensalmente a doação de mil reais do próprio bolso  ao São Camilo informou que buscou sensibilizar o deputado federal Enéas Reis (seu colega no PSL), que prometeu se engajar na luta para evitar que o hospital, referência no atendimento a idosos em Lafaiete e região, seja obrigado a fechar as portas.

Senador Carlos Viana

Quem também manifestou apoio na luta em defesa do São Camilo é o senador Carlos Viana (PSD).  Durante entrevista ao comunicador Paulo Sérgio na rádio 92,3 FM Carijós, o parlamentar disse que estaria entrando em contato com a direção do hospital a fim de saber como pode ajudar. E nesta segunda-feira 17/06 Carlos Viana usou as redes sociais para anunciar a aprovação de uma linha de crédito destinada à hospitais filantrópicos, caso do São Camilo. “Os quase 300 hospitais filantrópicos de Minas Gerais terão acesso a uma linha de crédito especial do BNDES para investimentos e também para renegociação de dívidas. O programa chamado “BNDES Saúde” disponibilizará 1 bilhão de reais às instituições filantrópicas de todo o país. O financiamento poderá ser feito diretamente com o banco sem a necessidade de intermediários. O crédito vai dar uma sobrevida aos hospitais que prestam o serviço essencial à população”, afirmo..

São elos poderosos de uma corrente social e política (mas, acima de tudo, positiva), capaz de reconduzir a saúde lafaietense ao caminho da eficácia, eficiência e agilidade, de que a população tanto precisa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!