Fato Real
Destaque

Missa e lançamento de livro marcam os 100 anos de Monsenhor Hermenegildo

Um dos grandes nomes para a comunidade católica de Conselheiro Lafaiete será reverenciado nesta quinta-feira 12/02.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebra, com saudosa lembrança, o centenário de nascimento do grande benfeitor e ex – pároco Monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho, que esteve por 29 anos à frente da Paróquia.

Os 100 anos do nascimento de Monsenhor Hermenegildo serão comemorados logo mais, com celebração de missa às 19h na Basílica e com o lançamento de um livro com reflexões de sua autoria intitulado “Entronizações nos Lares”.

Monsenhor Hermengildo

Era filho de Antônio Augusto de Carvalho e Júlia Adami de Carvalho, sendo neto paterno de Pedro Gomes de Carvalho e Maria Augusta de Carvalho. Hermenegildo nasceu em 12 de fevereiro de 1920, em Careaçu, Minas Gerais.

Em 17 de dezembro de 1944, na Matriz Nossa Senhora da Conceição de Conselheiro Lafaiete, foi ordenado sacerdote.

Foi o primeiro pároco da Basílica do Sagrado Coação de Jesus, nomeado pelo Arcebispo de Mariana Dom Oscar de Oliveira, em 1º de janeiro de 1965.  Em 1968 começou a construção da igreja.  O padre Hermenegildo passou a ter o título de Monsenhor em 1975. Também foi professor de religião em várias escolas da cidade.

Em 1967 ele implantou a ‘Entronização do Sagrado Coração de Jesus e Maria’, que foi transmitida pelas ondas da Rádio Carijós e virou tradição em Lafaiete.

Monsenhor Hermenegildo faleceu no Hospital Madre Tereza em Belo Horizonte,em 6 de julho de 1994,aos 74 anos. Seu corpo foi sepultado dentro da Basílica.

Dados bibliográficos: História e genealogia de Carijós a Conselheiro Lafaiete.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!