Fato Real
Destaque

Idosos de Lafaiete receberão em casa vacina contra a gripe a partir desta segunda-feira

O prefeito de Conselheiro Lafaiete esteve reunido em seu gabinete, no começo da manhã deste domingo (22/03), com assessores da Secretaria Municipal da Saúde. Ao final do encontro, Mário Marcus divulgou vídeo nas redes sociais atualizando os números relativos ao novo coronavírus na cidade. Segundo ele, Lafaiete continua com 16 casos suspeitos em investigação, mas nenhum foi confirmado até o momento. As 16 pessoas com suspeita de terem sido infectadas permanecem em isolamento à espera do resultado definitivo dos exames.

Vacina contra gripe

O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Em Lafaiete

Nesta manhã o prefeito Mário Marcus anunciou que os idosos de Conselheiro Lafaiete não precisarão ir aos postos de saúde para tomar a vacina contra a gripe. Segundo o prefeito, a Secretaria Municipal da Saúde esteve reunida durante toda a tarde deste sábado elaborando o cronograma das vacinações, que serão feitas nas residências dos idosos. O chefe do Executivo ressaltou que ninguém precisa ir ao posto para este fim e não precisa se preocupar, pois todos os idosos têm seus nomes cadastrados na base de dados da Prefeitura e serão visitados em domicílio pelas equipes de vacinação.

A vacinação para a população acima de 60 anos será realizada da seguinte forma; os profissionais de saúde se deslocarão até as residências para administração da vacina aos idosos e acamados.   Caso os Idosos se dirijam às unidades de saúde, eles não serão imunizados e receberão orientação para aguardarem  a equipe de saúde em seus domicílios para receberem a vacina, visto que o momento é para isolamento social, evitando dessa forma aglomeração e acúmulo de pessoas para evitar a proliferação do vírus.

Em relação a imunização dos profissionais de saúde, os mesmos deverão dirigir-se até a Central de Vacinação para serem imunizados.

Informamos ainda que esse ano o Ministério da Saúde divulgou que a campanha de Vacinação será realizada por etapas, conforme os grupos prioritários;
1ª etapa: Idosos acima de 60 anos e profissionais da Saúde;
2ª etapa: Doentes Crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento;
3ª etapa: Crianças de 6 meses a menores de 06 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas e pós -parto, população indígena e pessoas com deficiência.Para as demais etapas, está Secretaria analisará como será realizada a imunização e em breve será divulgado a toda à população.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!