Fato Real
Destaque

Idoso cai em golpe e perde mais de 5 mil reais. PM faz alerta

No dia 12 de fevereiro a Polícia Militar registrou um crime de estelionato tendo como vítima um senhor de 85 anos. Ele relatou ter recebido um telefonema onde o interlocutor, passando-se por seu filho, informou que seu veículo havia estragado na estrada e que por tal motivo precisava que fosse depositado certa quantia em dinheiro na sua conta bancária.

Convencido, o senhor realizou dois depósitos, sendo um no valor de R$ 2.980,00 e outro no valor de R$ 2.500,00; mas quando iria realizar o terceiro depósito, o gerente do banco interveio e o orientou a fazer contato com o seu filho a fim de confirmar a veracidade do fato. Somente dessa forma que o senhor constatou ter sido vítima de estelionatário. Ainda de acordo com a vítima, após realizar contato telefônico com o golpista, ele confirmava o valor e horários dos depósitos.

Alerta

Tendo em vista a constante incidência de ocorrências como essa, a Polícia Militar alerta a população, sobretudo, para as suas variações, como os casos de “Bilhete ou Torpedo Premiado”, “Falso Sequestro” e “Confirmação de Dados”, que são algumas das principais práticas usadas pelos estelionatários mas que ainda fazem muitas vítimas.

  • Desconfie de pessoas que ligam exigindo bens de valor para resgate de familiares que supostamente estão sob sua custódia. Nesse caso, tente fazer contato com o familiar de outro aparelho telefônico a fim de confirmar a situação;
  • Não forneça informações pessoais por telefone, principalmente se for pessoas desconhecidas, que em posse dessas informações, podem abrir conta em banco, solicitar cartões magnéticos e até mesmo cometer crimes em seu nome. Também não forneça informações sobre seus hábitos e rotinas, nem os de seus familiares, como por exemplo: local e horário de trabalho, colégio onde estuda, locais de lazer,etc;
  • Desconfie de pessoas que entram em contato por telefone alegando representarem instituições e/ou órgãos públicos, requerendo a confirmação ou recadastramento de seus dados pessoais. Nesses casos, sendo possível, sempre confirme com a central de atendimento das empresas sobre a veracidade da ligação que recebeu.
  • Instale identificador de chamadas nas linhas de telefone fixo e móvel;
  • Não acredite fielmente em prêmios ou bilhetes premiados, sempre confira a veracidade de tais fatos;
  • Não combine encontros com estranhos e nunca efetue pagamentos a estes.

É importante lembrar que a arma do estelionatário é o seu poder de convencimento, sua persuasão. Por isso, golpistas mudam de tática constantemente. Então, pedimos que essas informações sejam divulgadas com freqüência para assim ajudar o maior número de pessoas  na garantia de sua segurança e a de sua comunidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!